Os moradores do distrito Águas de Jurema, no município de Iretama, região Central do Paraná, agora têm uma nova unidade de produção de água da Sanepar. A companhia colocou em operação outro poço para suprir a demanda da localidade por mais 30 anos.
O poço passou a operar nesta semana, produzindo em média 30 mil litros de água por hora. Esse volume representa um incremento de quase 300% na capacidade de produção. Foram investidos R$ 450 mil na obra.
A gerente regional de Campo Mourão, Araceli Stela, lembra que a estiagem afetou sobremaneira a vazão do poço que abastecia Águas de Jurema. “A falta de chuvas regulares, que se estendeu de 2019 até o ano passado, reduziu a capacidade do poço de 8 mil litros para apenas 3 mil litros por hora, sendo necessário, desde então, o auxílio de caminhões-pipa para abastecer os moradores da localidade”, diz.
A alternativa encontrada pela Sanepar para garantir o fornecimento de água tratada no sistema foi interligar outro poço. “Felizmente, a nova unidade tem vazão suficiente para atender a demanda atual e futura da população, acompanhando o crescimento da localidade”, completa.