A Sanepar está iniciando as obras de perfuração de mais um poço para abastecer a cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado. A nova unidade vai captar água do Aquífero Guarani, a mil metros de profundidade. A expectativa é de que o poço produza em média 200 mil litros de água por hora, ampliando em 60% a capacidade de produção do sistema.
A perfuração do poço está sendo executada em área da Sanepar, porém a parte da estrutura operacional da obra ocupa parte de outra área cedida pelo Prefeitura de Dois Vizinhos, nas proximidades da captação do Rio Girau Alto. O prazo para execução é de seis meses.
Somente nesta etapa de perfuração, a Sanepar está investindo R$ 9 milhões. Logo após serão feitas as análises da qualidade da água e a confirmação da vazão prevista. Após essa etapa, a Sanepar irá licitar as obras de interligação do poço ao sistema de abastecimento da cidade. A previsão é de que o novo poço entre em operação no próximo ano.
“A Sanepar projeta e executa as ampliações dos sistemas de abastecimento, visando ter água disponível para atender a demanda da população. Com essa obra, a projeção de atendimento com água tratada em Dois Vizinhos vai até 2040”, explica a gerente geral da Sanepar no Sudoeste, Rita Camana.
O grande diferencial dessa obra é o processo de resfriamento da água. Nessa região, o Aquífero Guarani apresenta água com temperatura de 45º C. Por isso, são necessários projetos, obras e equipamentos que promovam o esfriamento e façam com que água chegue a 26º C. A técnica de resfriamento é necessária para que a água seja adequadamente tratada, atendendo os parâmetros de potabilidade, definidos no Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS n° 5, alterado pelas Portarias GM/MS nº 888 e nº2472/2021.
- Com 409 participantes, programa de aprendizagem da Sanepar abre espaço aos jovens
- Com adequações na RMC, Sanepar avança na entrada no mercado livre de energia elétrica
SISTEMA OPERACIONAL – Dois Vizinhos tem produção média atual de 350 mil litros de água por hora. A água que abastece a cidade provém de cinco poços do Aquífero Serra Geral e também do Rio Girau Alto. A água é transportada desses mananciais e distribuída para a população por meio de 327.586 metros de redes de distribuição de água. São abastecidos 16.514 domicílios com água tratada.
AQUÍFERO GUARANI – O Guarani é uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo. Possui uma área de 1.200.000 km2, sendo que 70% dela fica em território brasileiro, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
As águas do Guarani podem ser encontradas em áreas de superfície ou em até 1.500 metros de profundidade, porém, 90% delas encontram-se confinadas, abaixo de camadas de rochas basálticas. Na área confinada, a temperatura da água varia de 22° C a 59,7° C, podendo chegar à superfície entre 40º C e 80º C.