Sanepar amplia infraestrutura de saneamento básico de Loanda e Renascença

Considerando todos os projetos em execução pela Sanepar no Estado, R$ 3,1 bilhões estão sendo investidos pela companhia na expansão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Paraná.
22/07/2024 - 17:00

A Sanepar segue ampliando a capilaridade de abastecimento de água e de tratamento de esgoto pelo Paraná, levando infraestrutura sanitária a cidades e distritos do interior do Estado. Em Loanda, no Noroeste, a companhia está implantando uma nova estação de tratamento de esgoto. Em Renascença, no Sudoeste, está sendo instalada a rede de distribuição de água à comunidade rural do município.

Considerando todos os projetos em execução pela Sanepar em todo o Estado, R$ 3,1 bilhões estão sendo investidos pela companhia na expansão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Paraná.

A maior parcela destes recursos está direcionada para a universalização do serviço de esgoto, abrangendo 90% da população urbana dos municípios atendidos pela companhia até 2033. É o caso dos aportes de R$ 23 milhões em Loanda, onde está sendo construída uma nova unidade de tratamento para ampliar o serviço na cidade.

A ETE Água de Todos os Santos, terá dois módulos de tratamento, usando o método de Reator Sequencial em Bateladas (SBR), com capacidade para tratar 40 litros de esgoto por segundo. Moderno e eficiente, o sistema de tratamento feito biologicamente apresenta alta eficiência na remoção de poluentes.

O complexo em implantação conta também com decantadores, filtros, laboratório e leitos de secagem, e atenderá todos os parâmetros exigidos pela nova legislação ambiental. Após sua conclusão, prevista para setembro deste ano, essa unidade permitirá que a atual estação de tratamento de esgoto, localizada na Vila União, seja desativada.

Ao completar 71 anos de fundação no próximo mês de agosto, Loanda terá um dos melhores indicadores de saneamento do País. Com os investimentos, a cidade vai alcançar 80% de cobertura com a rede coletora de esgoto, tendo tratamento para 100% de todo o volume coletado.

SANEAMENTO RURAL – Já em Renascença, os investimentos da Sanepar estão ampliando o abastecimento de água tratada na cidade, por meio do Programa de Saneamento Rural. As intervenções consistem na perfuração de um poço e na instalação de 40 quilômetros de redes para que a água chegue a 98 propriedades da localidade João de Paula I.

Esta é a primeira comunidade rural do município que terá água tratada por meio do Programa de Saneamento Rural. Além do poço, o sistema já conta com a casa de química onde será feito o tratamento. A Sanepar também vai instalar um reservatório de água com capacidade para 20 mil litros de água.

A implantação do sistema de abastecimento na região é um anseio de mais de 20 anos da comunidade. Em períodos de estiagem, o distrito tinha problema de falta de água inclusive para o consumo humano.

Pela parceria, a Sanepar executa os projetos, fornece os materiais e o acompanhamento e apoio técnico. A mão de obra para instalação das redes e unidades construtivas está a cargo da administração municipal que, com a comunidade, assumem a gestão e a operação do sistema. Nesse empreendimento estão sendo aplicados mais de R$ 1 milhão.