Com investimento de R$ 23 milhões, a Sanepar amplia a estrutura do sistema de esgotamento sanitário de Telêmaco Borba, faz adequações operacionais e aprimora a eficiência do processo, assegurando o atendimento aos mais rigorosos padrões ambientais.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uvaranal terá sua capacidade de tratamento aumentada em 35% e uma estrutura de pós-tratamento. Também estão sendo feitas modificações operacionais na ETE Bandeirantes, que será desativada e transformada em estação elevatória, bombeando o esgoto para a ETE Uvaranal.
A previsão é de que as obras, iniciadas em setembro, sejam concluídas no primeiro semestre de 2023. Com isso, o sistema de tratamento de esgoto de Telêmaco Borba terá condições de acompanhar o crescimento da cidade, hoje com mais de 80,5 mil habitantes, num horizonte de 20 anos.
Cerca de R$ 30 milhões em investimentos estão sendo destinados pela Companhia para o sistema de esgotamento sanitário da cidade, considerando os últimos dois anos.
ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS – No ano passado, foram concluídas ampliações de redes e emissários e a construção de duas novas estações elevatórias de esgoto, dando condições de atendimento para mais de 270 famílias moradoras da Área 03. Atualmente, o índice de atendimento pela rede coletora de esgoto em Telêmaco Borba é de 80,7% e que 100% do esgoto coletado é tratado.