Sanepar acelera obras da barragem do Miringuava, na Grande Curitiba

Com investimentos de R$ 160 milhões, barragem vai incrementar 38 bilhões de litros à reservação do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba, formado pelas barragens Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II.
05/06/2020 - 10:50

A Sanepar acelera as obras da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Prevista para ser concluída em dezembro deste ano, os trabalhos acontecem em ritmo acelerado, dia e noite. A companhia divulgou um vídeo que mostra o estágio atual da construção.

Com investimentos de R$ 160 milhões, a barragem vai incrementar 38 bilhões de litros de água na reservação do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (Saic), formado pelas barragens Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II.

Confira o vídeo.

A capacidade de produção de água do Miringuava passará dos atuais 1.000 litros/segundo para 2.000 litros/segundo, abastecendo cerca de 650 mil habitantes. “Esta barragem vem para atender à demanda atual e futura da Região Metropolitana de Curitiba, e eliminar o déficit em períodos de estiagem, como o que acontece agora. Daremos maior confiabilidade ao sistema”, afirma o diretor-presidente da companhia, Claudio Stabile.

Na atual fase da obra são executados o maciço de terra, com 29 metros de altura máxima e 309 metros de comprimento de crista, e as estruturas auxiliares necessárias para a operação e diques norte e sul.A fase 2, com licitação prevista para o segundo semestre, contempla a formação do futuro reservatório, com área alagada de 4,3 milhões de metros quadrados, e a construção de 7,6 quilômetros de estradas vicinais no entorno do reservatório, garantindo acesso aos moradores locais. O enchimento do lago deve ocorrer no primeiro semestre de 2021.