Rodovias entre Manoel Ribas, Cândido de Abreu e Reserva recebem melhorias

PRC-487 e PR-239 estão recebendo serviços de conservação em contratos que atendem mais de 600 km de rodovias. Melhorias também vão chegar até a PR-441, em Caetano Mendes.
16/08/2024 - 09:00

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou melhorias na rodovia entre Manoel Ribas e Cândido de Abreu, na região central do Estado, e está avançando com serviços até Reserva, nos Campos Gerais. São trechos da PRC-487 e da PR-239, atendidos em contratos de conservação do pavimento.

De Manoel Ribas até a ponte sobre o Rio Ivaí, em uma extensão de 23,35 quilômetros, foram realizados serviços de remendos, implantação de dreno transversal, reforço da sinalização horizontal e instalação de tachas e tachões bidirecionais, e desconfinamento de bordo da pista. Este trecho da PRC-487 está contemplado em um contrato que atende 295,75 quilômetros de rodovias do Escritório Regional Centro Oeste da Superintendência Regional Campos Gerais do DER/PR, um investimento de R$ 82.247.262,83 com vigência até 2025.

Neste trecho também foram realizados serviços de conservação de faixa de domínio, como roçada manual, remoção de resíduos, limpeza de sarjeta e meio, limpeza e pintura de abrigo de ônibus, recomposição e limpeza de sinalização vertical, e a limpeza e pintura da ponte.

A partir da ponte sobre o Rio Ivaí, passando por Cândido de Abreu, seguindo até Reserva e futuramente até Caetano Mendes, distrito de Tibagi, no entroncamento com a BR-376, os serviços são realizados por meio de outro contrato, do Escritório Regional Cerne da SR Campos Gerais. Neste são atendidos 373,26 quilômetros de rodovias, um investimento de R$ 86.417.724,47 também com vigência até 2025.

Atualmente estão sendo realizados serviços de remendos superficiais, reperfilagem e reforço da sinalização horizontal em trechos descontínuos, priorizando todos os pontos com necessidade destes tipos de melhorias. Já foram atendidos cerca de 30 quilômetros, com serviços atualmente entre Cândido de Abreu e Reserva, na PRC-487 e PR-239, devendo chegar até Caetano Mendes, na PR-441, até o final do ano.

Estão sendo beneficiados mais de 55 mil habitantes dos três municípios, além do tráfego de longa distância da região central que utiliza estas rodovias para acessar a Rodovia do Café, e vice-versa.