O reinício dos trabalhos do Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, a PR-970, na região Oeste, foi o tema de reunião técnica entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e a empreiteira que vai realizar os serviços.
“Iniciamos novas obras e projetos em todas as regiões do Estado, mas isso não basta para avançarmos na meta de transformar o Paraná no centro logístico da América do Sul. Também estamos resolvendo os desafios deixados por gestões anteriores e garantindo a retomada de obras que ficaram paradas por anos, iniciativas que muitos acreditavam estarem abandonadas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
“E, conforme já anunciado pelo governador Ratinho Junior, estamos reiniciando a obra do Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, que vai tirar o tráfego de veículos pesados do centro da cidade, e facilitar o transporte de cargas nas rotas Litoral-Mato Grosso do Sul e Foz do Iguaçu-Mato Grosso do Sul”, complementou.
A reunião, realizada no final de novembro no local da obra, alinhou os últimos detalhes necessários para início das intervenções com maquinário no trecho, já no início de janeiro. Atualmente estão sendo realizados os serviços preliminares de topografia e limpeza de camada vegetal, além da instalação do canteiro de obras, onde serão mobilizados maquinários e equipes de trabalho.
O investimento é de R$ 20.840.776,18 para realização de serviços de terraplenagem, drenagem e obras de arte corrente, pavimentação, sinalização, uma trincheira e um viaduto. O contorno terá extensão de 6 quilômetros, ligando a PRC-467 e a BR-163, com as duas interseções em desnível sendo executadas nos entroncamentos com estas rodovias.
“O projeto de implantação do Contorno de Marechal Cândido Rondon foi alterado para prever um viaduto do tipo diamante sobre a BR-163, com alças de acesso que atendam devidamente ao tráfego de longa distância e local, que agora irão acessar e sair do contorno com muito mais segurança”, explicou o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.
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O projeto original previa um dispositivo tipo trombeta, com uma única alça para quem entrasse e saísse do contorno no sentido Guaíra, enquanto o viaduto tipo diamante terá duas alças do lado direto da pista, uma para quem vai entrar no viaduto e outra para quem está saindo dele. Na pista sentido Cascavel o acesso será feito por duas agulhas, em ambos os tipos de viaduto.
A obra do novo Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).