Reunião discute projetos de sustentabilidade para municípios

O tema foi discutido pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, e representantes da Copel e do Paranacidade. Projetos que resultem na redução dos gastos com energia estão entre as possibilidades para a assinatura de novos acordos.
Publicação
28/01/2019 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Avançar com novos projetos de sustentabilidade e inovação nos municípios foi o foco de uma reunião, nesta segunda-feira (28), em Curitiba, entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, e representantes de outros órgãos e empresas do Estado.

Participaram do encontro a superintendente da Coordenação de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Copel, Jocéli de Andrade Bogusz, a coordenadora e o articulador dos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), respectivamente, Carla Pimentel e Geraldo Farias.

“É preciso aproximar e promover sinergia entre todas as frentes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como prega o Pacto Global da ONU, avançar em todas as áreas de atuação e, ao mesmo tempo, respeitar as várias células em atividade”, destacou Ortega.

A superintendente da Coordenação de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Copel disse que a empresa sempre é parceira em projetos de desenvolvimento sustentável e tem muito interesse em empregar ainda mais força na execução e na concepção de projetos.

Ela salientou que uma das diretrizes é fortalecer ações voltadas à preservação do meio ambiente e de responsabilidade social. “A Copel vai ampliar ações que promovam a sustentabilidade para melhorar os indicadores em áreas sensíveis como educação, saúde, inovação, energia e combate a fome”, afirmou Jocéli.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - Projetos que resultem na redução dos gastos com energia estão entre as possibilidades para a assinatura de novos acordos. Segundo Geraldo Farias, muitos municípios têm mostrado interesse em projetos de eficiência energética e de fontes alternativas de geração de energia.

Ele acrescenta que a Copel atua nessa área com o lançamento de editais anuais que beneficiam prefeituras, universidades e outras instituições públicas com o financiamento de propostas que promovam a economia de energia.

“Alguns municípios já implantaram projetos nesse sentido, com o uso de iluminação LED, por exemplo. A atuação conjunta entre Secretaria do Desenvolvimento Urbano e a Copel poderá ampliar ainda mais os resultados”, adiantou o secretário Ortega.

Os próximos passos, antes da retomada dos trabalhos, são o levantamento e a elaboração de diagnóstico sobre os convênios já assinados, o que deve acontecer nos próximos dias.

GALERIA DE IMAGENS