As aulas presenciais do segundo semestre do ano letivo de 2021 para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) retornam na próxima segunda-feira (17), seguindo rigorosos protocolos de biossegurança. Nesta data, o retorno é destinado para as turmas a partir dos segundos anos e, em 31 de janeiro, para os calouros, ou seja, as turmas de primeiro ano.
Nesta segunda (10) as aulas retornam de forma remota, pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), a fim de viabilizar a organização dos câmpus para receber os alunos e professores, de forma segura, após o recesso de fim de ano.
Para essa retomada segura, estabelecida pela Resolução Nº 032/2021-CEP, a UEM elaborou protocolos de biossegurança: um aos discentes e um aos servidores, disponíveis no site da Pró-Reitoria de Ensino (PEN).
O objetivo é oferecer orientações sobre o uso do espaço físico e quanto ao comportamento adequado de convivência nos ambientes, não só dentro do câmpus, mas também na vida em sociedade, visando a saúde e o bem-estar de todos.
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, pró-reitora de Ensino, explica que, além dos protocolos de biossegurança, alunos e professores deverão apresentar o comprovante de esquema vacinal completo – alunos via Secretaria Acadêmica Visual (Sisav), e servidores docentes e técnicos via portal do servidor.
Ela está otimista para essa nova etapa. “Desejo um excelente retorno e que possamos dar continuidade aos trabalhos realizados remotamente na pandemia, de forma segura e tranquila”, disse.
PLANEJAMENTO – O primeiro protocolo de biossegurança foi elaborado pela UEM em agosto de 2021 com a retomada por parte dos alunos dos últimos anos da área da Saúde, nas disciplinas de práticas profissionalizantes presenciais.
“As ações orientativas foram planejadas cuidadosamente por nossos especialistas para garantir todos os cuidados aos alunos e servidores, nos preparando para, gradativamente, retornarmos às atividades presenciais em segurança”, explica Ricardo Dias Silva, vice-reitor da UEM.
Outra ação da universidade é quanto à elaboração de material gráfico e personalizado que será fixado em lugares estratégicos da universidade. Dentre esses, estão cartazes contendo protocolos para uso dos banheiros e laboratórios.
Outra estratégia adotada é indicar a capacidade máxima de pessoas permitida nos ambientes universitários, além de expor informações com a orientação do que fazer caso alunos ou servidores identifiquem os sintomas da Covid-19.