Repasses constitucionais do Estado aos municípios somam R$ 7,65 bilhões no 1º semestre

Volume representa aumento nominal de 13,3% em relação ao mesmo período de 2023. Transferências constitucionais compõem as receitas públicas correntes dos municípios e podem ser utilizados em áreas como saúde, educação, segurança pública, transporte.
01/07/2024 - 17:16

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Fazenda, repassou mais de R$ 7,65 bilhões aos 399 municípios do Estado no primeiro semestre de 2024. Isso representa um aumento nominal de 13,3% em comparação ao primeiro semestre do ano passado (R$ 6,75 bilhões). Os recursos referem-se à parcela da arrecadação de impostos do Paraná cuja transferência aos municípios é estabelecida pela Constituição.

As transferências do Estado fazem parte das receitas públicas correntes dos municípios, o que significa que podem ser utilizados em áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública, transporte, entre outros serviços.

Do montante total repassado, a maior parte, R$ 4,71 bilhões, originou-se do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), representando aproximadamente 25% do montante total enviado às prefeituras. Já o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024, incluindo o pagamento de parcelas atrasadas, contribuiu com R$ 2,86 bilhões. Outros recursos transferidos às cidades englobam R$ 4,19 milhões provenientes de Royalties do Petróleo e R$ 66,4 milhões do Fundo de Exportação.

LEGISLAÇÃO – As transferências de recursos são realizadas de acordo com o Índice de Participação dos Municípios (IPM), seguindo as normas constitucionais. Esses índices são calculados anualmente, considerando uma série de critérios estabelecidos pelas leis estaduais, e qualquer ajuste nos é aplicado no ano seguinte à alteração.

Confira as 10 cidades que mais receberam repasses no primeiro semestre de 2024:

Curitiba (R$ 1 bilhão)

Araucária (R$ 355,6 milhões)

Londrina (R$ 278,6 milhões)

Maringá (R$ 258,1 milhões)

São José dos Pinhais (R$ 256,3 milhões)

Cascavel (R$ 211,3 milhões)

Ponta Grossa (R$ 203,6 milhões)

Foz do Iguaçu (R$ 153,6 milhões)

Toledo (R$ 127,6 milhões)

Guarapuava (R$ 115,7 milhões)

Colombo (R$ 82,9 milhões)

Paranaguá (R$ 78,6 milhões)

Castro (R$ 74,8 milhões)

Pinhais (R$ 73,7 milhões)

Campo Largo (R$ 70,3 milhões)

Os valores destinados a cada um dos municípios do Estado, bem como seu detalhamento, podem ser acessados pelo Portal da Transparência.