O Governo do Estado inaugurou nesta segunda-feira (16) em Francisco Beltrão, no Sudoeste, a primeira sede descentralizada da Defesa Civil Estadual - as outras funcionam em quartéis dos Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). A sala exclusiva da Defesa Civil tem 50 metros quadrados e foi cedida pela prefeitura no prédio da rodoviária da cidade. O local vai abrigar o 8º Núcleo de Atuação Regional (NAR) e tem proximidade com outras instituições que se integram nas atividades da defesa civil.
Os NAR foram criados este ano para potencializar o trabalho da Defesa Civil em todo o Estado. Desta maneira, muitas das ações que eram acompanhadas pela estrutura em Curitiba passa a ter um acompanhamento mais próximo dos municípios de cada região atendida. Ao todo, 10 Núcleos estão sendo ativados em todo o Estado.
“Agradecemos ao prefeito e toda a equipe de Francisco Beltrão pelo empenho para disponibilizar esse espaço para a nossa equipe trabalhar em prol do município e de toda a região. Estar nesse local é muito importante, porque junto com a Defesa Civil terão outros órgãos do município e do Estado situados ali e isso facilita a integração, troca de informações para a realização das nossas atividades”, avalia o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig.
Para o prefeito, Cleber Fontana, a sala vai fortalecer a Defesa Civil na região. “Agora a Defesa Civil tem um espaço separado para poder melhor planejar e auxiliar nos momentos de dificuldade que a região possa ter como vendavais, granizo, deslizamentos, enchentes ou qualquer coisa nesse sentido e naturalmente na prevenção”, destaca.
- Cuidados na água: Corpo de Bombeiros Militar reforça orientações aos banhistas
- Paraná tem maior salto em inovação da última década entre principais estados, aponta INPI
Nesta primeira etapa dois servidores da Defesa Civil vão trabalhar no espaço. Os 10 Núcleos de Atuação Regional auxiliam os municípios na elaboração e atualização dos planos de contingência, no preenchimento de ocorrências e outras demandas no sistema da Defesa Civil.
Os NARs também atuam no treinamento das brigadas escolares e em ações de fiscalização envolvendo produtos perigosos, além de acompanhar e orientar na integração de informações entre empresas e prefeituras onde há barragens, garantindo, desta forma, que os planos necessários e treinamentos sejam realizados em conformidade com a legislação.
De acordo com o coordenador do NAR em Francisco Beltrão, tenente Edimar Penteado, os núcleos do Interior ajudam a descentralizar as atividades. “O NAR é um braço da Defesa Civil, vamos poder auxiliar com maior proximidade os municípios da região em todas as atividades, desde a prevenção, preparação e mitigação dos desastres e também na resposta em conjunto com o Corpo de Bombeiros, além do auxílio em casos de reconstrução”, aponta.
“Agora temos mais espaço e estrutura para tratar com os coordenadores, prefeitos ou representantes de outros órgãos que eventualmente vamos atender”, completa.