Rede estadual: semestre teve 9 milhões de atividades no Matific e 650 mil alunos no inglês virtual

A educação gamificada e o uso das plataformas pedagógicas como métodos essenciais ao apoio da aprendizagem dos estudantes e na mensuração do desempenho escolar foram destaque da rede estadual de ensino do Paraná no primeiro semestre de 2024. O investimento foi de R$ 9.648.043,04.
18/07/2024 - 15:30

Entre estes recursos está a plataforma Matific, de matemática gamificada, implementada como ferramenta de suporte às atividades em sala de aula, por meio de jogos interativos e desafios lúdicos, promovendo a aprendizagem de conceitos matemáticos e do raciocínio lógico.

“Demonstrado pelo aumento no número de acessos e atividades realizadas, o forte impacto que a aliança entre tecnologia e aprendizagem tem exercido no processo educacional dos alunos da rede estadual evidencia que a educação no Paraná está alinhada às práticas pedagógicas mais modernas disponíveis em nível global, empregando a inovação tecnológica como meio de aprimorar a qualidade do ensino e promover um aprendizado cada vez mais forte”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Neste primeiro semestre, mais de 9 milhões de atividades foram realizadas por estudantes da rede estadual de todo o Paraná na Matific. O número é 12% maior na comparação a 2023, quando 8 milhões de atividades foram finalizadas. Em acessos, a plataforma – nestes seis meses – registrou mais de 240 mil logins, superando os 237 mil realizados no mesmo período do ano anterior.

“O primeiro passo do aluno no mercado de trabalho, muitas vezes, é permeado por suas capacidades de fazer cálculos, analisar dados e desenvolver o raciocínio lógico. Por isso, recursos que otimizem esses aprendizados são essenciais para fortalecer o conhecimento prático e impulsionar ingresso do estudante na vida profissional”, reforça Miranda.

LEITURA E REDAÇÃO – Por meio da Leia Paraná, plataforma destinada ao fomento da leitura por meio da disponibilização de obras literárias para acesso dos estudantes, mais de 324 mil leituras de livros foram finalizadas. Neste primeiro semestre, houve mais de 732 mil acessos, 2% mais que no mesmo período do ano passado: 720 mil.

Já pela plataforma Redação Paraná (voltada ao desenvolvimento e aprimoramento da escrita), onde mais de 863 mil alunos têm cadastro ativo, cerca de 2 milhões de textos foram produzidos e mais de 167 mil redações enviadas para correção. O número é 200% superior em relação ao de redações enviadas no mesmo período de 2023 (52.574).

INGLÊS PARANÁ – Criada para favorecer o processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, por meio da realização de quizzes e testes, no primeiro semestre deste ano a plataforma Inglês Paraná registrou mais de 10 milhões de atividades, contando com 650 mil alunos cadastrados. Destes, 624 mil (96%) acessaram a ferramenta regularmente nos seis primeiros meses de 2024. Proporcionalmente, o número é 4% maior que em 2023.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Com a capacidade de personalizar o aprendizado e adaptar os conteúdos às necessidades individuais dos alunos, a Inteligência Artificial vem sendo amplamente utilizada como ferramenta aliada à educação em escolas e entidades educacionais ao redor do globo. Ferramentas como tutores virtuais e plataformas de aprendizado adaptativo são integradas ao currículo escolar e, deste movimento, a educação do Paraná não fica de fora.

Com recursos que possibilitam aos professores a criação de material didático 100% autoral, a plataforma Desafio Paraná também esteve entre os destaques da Educação no primeiro semestre, demonstrando que as atividades a serem realizadas pelos alunos podem ser não somente dinâmicas como personalizadas. Uma delas, a Quizzis AI, que estreou neste ano na rede de ensino, possibilita ao professor elaborar testes com diversas questões relativas a qualquer tema abordado em sala, por meio de Inteligência Artificial.

Outra novidade foi a plataforma Khan Migo, extensão da ferramenta Khan Academy, já utilizada na rede de ensino. Em fase piloto na rede estadual de ensino, a ferramenta lança mão da Inteligência Artificial como “professor auxiliar” na resolução dos exercícios matemáticos propostos no aplicativo.

“O que temos observado é que, por meio da implementação da IA como ferramenta auxiliar à educação, importantes enriquecimentos do processo educacional podem ser alcançados, por meio do suporte individualizado, resposta de dúvidas em tempo real e adaptação de estratégias de ensino às necessidades específicas de cada aluno”, afirma Miranda.

Para o segundo semestre, a expectativa é que ambas as plataformas sejam definitivamente incorporadas à rotina nas escolas.

“A incorporação definitiva dessas tecnologias pode promover um ensino mais personalizado e eficaz, permitindo que os alunos avancem no seu próprio ritmo e recebam suporte imediato conforme necessário”, disse o secretário. “Além disso, os professores terão ferramentas mais sofisticadas para acompanhar o progresso dos alunos, identificar áreas de dificuldade e adaptar suas abordagens pedagógicas, resultando em um processo educacional mais rico e inclusivo”.

PLATAFORMAS – Viabilizadas para facilitar a prática pedagógica, as plataformas digitais de aprendizagem incorporam variedade de recursos interativos, como vídeos e quizzes, ampliando as oportunidades educacionais e tornando a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada. Atualmente a rede estadual de ensino paranaense conta com as seguintes plataformas: Leia Paraná; Redação Paraná; Edutech; Desafio Paraná; Matific; Khan Academy; Inglês Aluno e Inglês Professor.