O ano letivo na rede estadual de ensino vai começar com uma série novidades. Nesta quinta-feira (31), o secretário de Estado da Educação Paraná, Renato Feder, aprovou uma alteração na carga horária dos diretores, atendendo a pleito da APP-Sindicato. A partir de agora, diretores de escolas com menos de 100 alunos passarão a ter jornada de 30 horas (eram 20 horas); já os diretores à frente de escolas com mais de 100 alunos passarão a ter carga horária de 40 horas.
O anúncio foi feito em reunião com a APP. De acordo com Feder, a mudança é um reconhecimento ao trabalho realizado pelos diretores nas unidades e mais uma medida de valorização do trabalho do educador.
A alteração na carga horária dos diretores está entre as novidades promovidas pela Educação nesse primeiro mês de trabalho. A primeira medida foi a reorganização da distribuição de aulas de 2020, que vai começar ainda nesse ano. A medida foi anunciada pelo secretário logo no início da janeiro, também durante reunião com representantes da APP Sindicato e com o deputado estadual Professor Lemos.
“Faremos a distribuição antes do final do ano, para que o professor já saia de férias sabendo como será o seu ano seguinte. E, no início do ano letivo, caso haja necessidade, haverá distribuição de aulas residuais de eventuais turmas que sejam consolidadas após este processo”, explicou Feder.
CALENDÁRIO - A segunda ação da Secretaria da Educação ainda antes do início do ano letivo, que começa no dia 14 de fevereiro, foi reorganizar o calendário para ampliar o tempo destinado para estudos e planejamento pedagógico.
Serão três encontros: o primeiro acontece nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro; o segundo será no retorno do recesso de julho, nos dias 25 e 26, e no primeiro sábado do mês de outubro acontece o último encontro.
Os estudos serão realizados em todas as instituições de ensino da rede estadual. As datas foram elaboradas pela Secretaria de Estado da Educação para ampliar o tempo destinado à preparação dos profissionais e também para garantir a continuidade do projeto de aprendizado definido no início do ano letivo.
CREDENCIAMENTO – A Secretaria de Estado da Educação também está com inscrições abertas para o credenciamento para a escolha dos 32 novos Chefes dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná. O processo valorizará um conjunto de competências profissionais que vão desde a experiência de gestão até os resultados obtidos pelos professores enquanto ocuparam cargos de liderança. As inscrições para participar vão até o dia 3 de fevereiro.
Podem fazer o credenciamento todos os servidores ativos efetivos da rede de educação do estado que já tenham exercido qualquer um dos cargos de diretor de escola, diretor auxiliar, chefe de núcleo regional ou assistente de núcleo. As inscrições podem ser feitas AQUI.
NÃO PARA – Outra novidade será o período de distribuição de aulas para o ano letivo de 2019, que começa no dia amanhã e vai até o dia nove. Desde sábado (26) os professores estaduais já podem consultar no site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.pr.gov.br) as demandas de turma disponíveis. Assim, já podem definir quais aulas e em quais locais gostariam de trabalhar e planejar suas atividades com tranquilidade.
Essa é a primeira vez que a Secretaria disponibiliza essas informações com antecedência, medida adotada com o objetivo de deixar o processo de distribuição de aulas mais organizado que no ano passado. Além disso, o período para distribuição foi ampliado em três dias e o trabalho será suspenso no domingo, dia 3, atendendo a pedido dos professores.
SEMINÁRIO – Outra iniciativa que antecedeu o início do ano letivo foi o Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019, que reuniu cerca de 2,4 mil profissionais, entre diretores, chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) e técnicos pedagógicos. Foram três encontros, dois em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, e um em Curitiba, realizado nesta semana.
Os profissionais participaram de palestras, rodas de conversa com trocas de experiências, além de oficinas temáticas sobre avaliação (diagnóstico e plano de ação), liderança, hora atividade, tecnologia e inovação, e gestão de sala de aula.
A Secretaria da Educação também organizou Ouvidorias com os departamentos da pasta e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) para ouvir as principais demandas dos diretores das escolas estaduais. “Foram momentos de muito diálogo e trabalho, com foco em estratégias pedagógicas para aumentar o aprendizado em nossas escolas”, destaca o secretário Feder.