O Governo do Paraná inaugurou nesta sexta-feira (30) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila da Luz de Prudentópolis. O espaço de 206,65 m², que segue o projeto padrão da Secretaria das Cidades, recebeu investimento de R$ 994.268,20, com recursos oriundos do Conselho Estadual da Assistência Social e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família.
O novo espaço permitirá que a equipe de atendimento desenvolva um trabalho com mais qualidade na oferta dos serviços e acessibilidade para as famílias, com o objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários.
O CRAS Vila da Luz e o CRAS Vila Mariana, que conta com uma equipe volante, formam um elo estratégico que cobre os extremos da área urbana de Prudentópolis. Esses centros são fundamentais para garantir o acesso das famílias aos serviços socioassistenciais e às políticas públicas, promovendo o protagonismo e a autonomia das comunidades atendidas.
- Secretaria da Saúde lança cartilha para orientar sobre violências contra as mulheres
- Delegada explica trabalho intenso e integrado do Paraná em defesa das mulheres
Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a gestão do governador Ratinho Junior é marcada pelo fortalecimento das ações da assistência social em todo o Estado. “Temos outros 36 espaços como esse em construção por todo o Estado. Isso demonstra a atenção que o governador com a assistência social. Não podemos esquecer que atualmente 100% dos municípios possuem os serviços cofinanciados, ou seja, todas as prefeituras recebem recursos estaduais para seus serviços”, comemorou.
O CRAS Vila da Luz atuava até então em uma sede cedida por outro nível de proteção social e atende mensalmente 908 famílias. Ele oferece Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), encaminhamentos, acompanhamentos e orientações técnicas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), benefícios eventuais, Cadastro Único dos Programas Sociais, emissão de carteirinhas (pessoas idosas, autistas, entre outros), entre outros serviços tipificados pela política da assistência social.
Atualmente o Paraná conta 580 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 200 Centros Especializados de Assistência Social (CREAS). Estão em construção 30 novos CRAS e sete novos CREAS em 36 municípios.