O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira (13) a segunda etapa da restauração em concreto da PRC-280, entre Palmas e Clevelândia. Principal corredor logístico do Sudoeste do Paraná, a obra recebeu investimento de R$ 188,5 milhões do Governo do Estado, garantindo melhor mobilidade e mais segurança para quem trafega por ali diariamente.
Foram 45 quilômetros restaurados em pavimento de concreto no trecho que liga Palmas a Clevelândia, incluindo acostamentos e implantação de terceiras faixas. A obra foi administrada e fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL).
Ratinho Junior destacou que a revitalização da rodovia era um compromisso do Governo do Estado com a população do Sudoeste. “Uma alegria entregar mais uma etapa da PRC-280, que era a pior rodovia do Estado. Chegamos agora a 100 quilômetros dela pavimentada e já iniciamos a obra de Clevelândia a Pato Branco, toda ela em concreto, que é aquilo de mais moderno nos Estados Unidos, na Europa, e que agora estamos trazendo para o Paraná”, afirmou.
“O Sudoeste é estratégico para o Estado. É um grande produtor de grãos, de proteína animal, em especial de frango, e um grande produtor de derivados de madeira. Então nós temos uma vocação industrial com um potencial econômico gigantesco, e a logística e a infraestrutura são primordiais para que essas indústrias possam crescer cada vez mais”, acrescentou.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que a rodovia deixa de ser a pior do Paraná para transformar-se em uma das melhores do País. “Esse foi um compromisso que nós assumimos com a região Sudoeste e o governador nos demandou uma solução definitiva. Ao longo dos anos, sempre houve tapa-buraco, algo provisório e a população sofria com a rodovia mais precária do Estado. Hoje ela é referência para o Brasil”, disse. “Vários DERs de outros estados estão vindo até nós para estudarem como está sendo feita essa pavimentação.”
“O Paraná passou a ser a quarta economia do País e o governador fala que somos o supermercado do mundo. Desse supermercado, o Sudoeste tem colaboração. Então quando você dá a atenção devida a uma região produtiva como essa, você está colaborando para o seu desenvolvimento”, finalizou.
OBRA – Os trabalhos para restauração do segundo trecho da PRC-280 começaram em setembro de 2023, focados na elaboração do projeto executivo da obra. Em meados de abril começaram as intervenções no trecho em si, a partir da área urbana de Clevelândia e seguindo em direção a Palmas.
As faixas de rolamento medem 3,50 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros em ambos os lados da pista, exceto nos segmentos com terceiras faixas. As placas de concreto possuem uma espessura de aproximadamente 22 centímetros.
Além do pavimento já finalizado, a empresa está realizando serviços complementares, como melhorias no sistema de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, novas sinalizações horizontal e vertical e implantação de dispositivos de segurança viária, como tachas refletivas e defensas metálicas.
A PRC-280 é uma rodovia antiga, de pista simples com segmentos de terceiras faixas. O volume diário médio de tráfego pode chegar a até oito mil veículos nos pontos de maior movimento, principalmente de caminhões de carga, escoando a produção agropecuária e também transportando produtos da indústria extrativista e de transformação.
CONCRETO – Essa foi a segunda restauração em concreto de uma rodovia na região. A primeira foi justamente na PRC-280, no trecho anterior ao inaugurado nesta sexta, de 59 quilômetros, que liga o Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, até Palmas. Agora, são 105 quilômetros restaurados, praticamente a distância entre Curitiba e o Litoral do Paraná.
A restauração em concreto utilizou a técnica de whitetopping, em que o antigo pavimento asfáltico é recuperado e utilizado como base para o novo pavimento rígido de concreto. O modelo tem uma vida útil de 20 anos, o dobro em relação ao asfalto. Além disso, o custo de manutenção e conservação é menor; oferece mais segurança em frenagens, evitando derrapagens; e lida melhor com a drenagem de água da chuva.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, explica que a escolha pelo modelo foi devido ao grande volume de tráfego de caminhões na rodovia, importante ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado até o Porto de Paranaguá.
“Nós tínhamos muitas reclamações dessa rodovia e resolvemos inovar na solução. Trouxemos uma tecnologia que, apesar de antiga, o Paraná foi o primeiro estado do País a fazer o whitetopping em pista simples. E como funciona: são feitas as correções necessárias, como drenagem e terceiras faixas, e na sequência aplicamos uma camada de concreto para uma vida útil de 20 anos. Ou seja, o custo de manutenção nas próximas duas décadas, se houver, vai ser muito mais baixo”, explicou.
“Além do whitetopping, usamos outra inovação que é a contratação integrada. A gente fez um anteprojeto, que era mais rápido e o que a região precisava, e fizemos a contratação integrada. A empresa vencedora fez o projeto executivo e a obra. Tanto deu certo que nós estamos no terceiro lote”, concluiu.
BENEFÍCIO – É a realização de um sonho de décadas e que deverá trazer mais desenvolvimento para a região, salientou a prefeita de Clevelândia, Rafaela Losi. “O Sudoeste do Paraná tem um potencial econômico muito grande, escoamos para outros países, como Paraguai e Argentina, e para outros estados como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, lembrou.
“Isso vai beneficiar muito a nossa região, que estava esquecida há mais de 40 anos. Hoje nós temos uma rodovia nova, adequada, para dar luz à nossa região economicamente. Onde não tem estrada os empresários não vão. E aqui tem uma das melhores do Brasil”, finalizou.
O morador de Clevelândia e caminhoneiro João Cardoso Serpa sabe como era a antiga PRC-280 e, por isso, comemora a inauguração de mais um trecho. “Era triste, uma buraqueira, não dava para andar. Para sair até Novo Horizonte eram três, quatro horas de viagem. Agora com uma hora você está lá”, celebrou. “Ficou muito bom, não tem do que reclamar.”
OUTRAS ETAPAS – Este foi o segundo trecho da PRC-280 entregue para a população do Sudoeste do Estado totalmente restaurado. Em março do ano passado, o governador inaugurou o primeiro trecho, entre o Trevo Novo Horizonte e Palmas, que recebeu investimento de R$ 107 milhões. Naquele mesmo mês, foi anunciada a restauração da continuação da rodovia, o trecho entregue nesta sexta-feira (12).
Ratinho Junior também autorizou o início das obras do terceiro segmento da PRC-280, agora de Clevelândia a Pato Branco, em mais 38 quilômetros, totalizando cerca de 145 quilômetros de rodovia totalmente restaurados. O investimento será de R$ 180,9 milhões.
A continuação da rodovia, de Pato Branco a Marmeleiro, está no programa de concessões rodoviárias do Paraná, no Lote 6, que será leiloado na próxima quinta-feira, 19 de dezembro. Além disso, será construído o Contorno de Marmeleiro até Francisco Beltrão, garantindo um corredor logístico ainda melhor para quem depende do trecho para seguir viagem. Ainda no território de Marmeleiro, tem início a duplicação da PRC-280, com extensão de 30 quilômetros, seguindo até Pato Branco.
PRESENÇAS – Participaram da inauguração o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais Guto Silva (Planejamento), Norberto Ortigara (Fazenda) e Natalino Avance de Souza (Agricultura e Abastecimento); os deputados estaduais Luiz Fernando Guerra e Luis Corti; o vice-prefeito de Clevelândia, Antônio Chiarani; o prefeito de Mariópolis, Mário Paulek; o presidente do Consórcio Sanches Tripoloni, Paulo Tripoloni; e demais autoridades da região.