“Raízes brasileiras”: Orquestra Sinfônica homenageia a música popular neste domingo

“Raízes brasileiras” destaca obras que fazem ponte entre a música clássica erudita e a música popular brasileira, com influências da música folclórica e de tradições indígenas. Regência será do maestro Ricardo Bologna.
03/10/2024 - 09:10

A Orquestra Sinfônica do Paraná abre neste domingo (6) os concertos de outubro celebrando a música brasileira. “Raízes brasileiras” destaca obras que fazem ponte entre a música clássica erudita e a música popular brasileira, com influências da música folclórica e de tradições indígenas. A apresentação será às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão).

O espetáculo terá a regência do maestro Ricardo Bologna, diretor-artístico da Orquestra de Câmara (Ocam) da ECA (Escola de Comunicação e Artes, da USP), e a participação do Grupo Martelo de Percussão e do solista José Staneck. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada), e estão disponíveis em DeuBalada.com e na bilheteria do Teatro Guaíra, com cota de ingressos sociais (gratuitos).

O regente destaca que este concerto é uma homenagem à diversidade. “O programa destaca como a música clássica no Brasil, especialmente a partir do século XX, é influenciada por gêneros populares como o chorinho, a MPB e as canções folclóricas, criando uma ponte entre esses universos musicais. É uma homenagem com diversas manifestações da música folclórica, desde os primórdios. É um programa de celebração da música brasileira, em todos os seus aspectos”, afirma Bologna.

PROGRAMA – O programa abre com a obra "Capoeira do Mestre Coca", de Guilherme Bernstein, que incorpora as influências da música tradicional brasileira. Em seguida, será apresentado o Concerto N.°1 para Harmônica, de Radamés Gnattali, que trará a harmônica, um instrumento incomum na música clássica como protagonista e mostrará um pouco do lado experimental do compositor, que utiliza em suas composições instrumentos como a marimba.

Na sequência, será executada “Variações Concertantes sobre um tema de Ernesto Nazareth”, de André Mehmari; e “Raízes”, de Clarice Assad. Nesta seleção, os compositores têm influência da música folclórica, além de explorar uma vertente que pende ao contemporâneo experimental.

PRÓXIMOS CONCERTOS – O concerto “Raízes Brasileiras” terá uma segunda edição no dia 24 de novembro, quando a Orquestra recebe o maestro Cláudio Cruz.

Ainda em outubro, a Orquestra Sinfônica apresenta, juntamente com o Balé Teatro Guaíra, o espetáculo Lendas Brasileiras. A temporada será entre os dias 11 e 15 de outubro no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). E fecha o mês com a apresentação do concerto “Encontro com Barroco”, com a regência do maestro Luiz Otavio Santos, no dia 27.

Serviço:

Apresentações: Dia 6 de outubro (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro - Curitiba

Ingressos: [Lugares livres]

Preço Único - R$ 20,00 e R$ 10 (meia-entrada).

Vendas: DeuBalada.com