R$ 90 milhões: ampliação da rodovia entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão tem vencedora

A obra prevê a restauração de 40,82 quilômetros das duas rodovias, sendo 29,93 quilômetros da PR-180 e 10,89 quilômetros da PR-281, com serviços de fresagem do pavimento atual e aplicação de nova camada de concreto asfáltico, inclusive com uma camada mais superficial de concreto asfáltico modificado em polímero.
Publicação
09/08/2024 - 11:50

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta sexta-feira (09) o resultado da licitação para restaurar e ampliar a capacidade das PR-180 e PR-281 entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, na região Sudoeste.

Foi declarado vencedor o Consórcio – Itax Sudoeste, formado pelas empresas Pavimentações e Terraplenagens Schmitt Ltda. e Azure Gerenciamento e Projetos Ltda., com proposta de preço negociada de R$ 90.849.999,00 e por ter toda sua documentação habilitada pela Comissão de Contratação do DER/PR.

A publicação, no portal de compras do governo federal Compras.gov e no portal Compras Paraná, dá início ao período de recursos quanto ao resultado, com as demais participantes interessadas em recorrer devendo registrar seu interesse imediatamente, antes de protocolar os argumentos.

A licitação utiliza a modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada, em que a mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto executivo de engenharia e pela execução dos serviços da obra. Com isso, após concluída a licitação e contratada a restauração, os prazos serão de 180 dias para projetos e 540 dias para a obra.

OBRA – A obra prevê a restauração de 40,82 quilômetros das duas rodovias, sendo 29,93 quilômetros da PR-180 e 10,89 quilômetros da PR-281, com serviços de fresagem do pavimento atual e aplicação de nova camada de concreto asfáltico, inclusive com uma camada mais superficial de concreto asfáltico modificado em polímero. Em segmentos mais críticos será executada reconstrução total da pista, desde a sub-base.

Para ampliar a capacidade de tráfego das rodovias está previsto o alargamento das faixas de rolamento dos atuais 3,20 metros de largura cada para 3,50 metros, a pavimentação dos acostamentos, e a implantação de 9,10 quilômetros de faixas adicionais divididas em oito segmentos, sendo seis na PR-180 e dois na PR-281.

Também será implantada nova sinalização horizontal e vertical, instalados dispositivos de segurança viária, melhorado o sistema de drenagem de águas e realizados serviços complementares, como enleivamento e hidrossemeadura.

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