A Copel concluiu na sexta-feira (13) a instalação de 65% de uma nova rede de transmissão de dados em alta velocidade entre usinas, subestações, redes de energia e os milhares de equipamentos que as interligam aos dois centros de operações da companhia e permitem operações automáticas. A iniciativa integra o amplo pacote de investimentos em automação que a empresa está realizando. Ao longo de 2025 serão instalados os equipamentos de telecomunicações para alcançar o total de 260 estações, com um investimento de R$ 51,5 milhões.
"Estamos construindo uma rede de transmissão de dados que antecipa o futuro”, afirma o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. “É segura, confiável, atende todos os requisitos tecnológicos do sistema elétrico, com as barreiras mais adequadas para proteger nossas operações de ataques cibernéticos. Isso significa uma rede mais eficiente, que proporciona um serviço de melhor qualidade à população”.
As 170 estações que já receberam a nova infraestrutura conectam a rede de fibra óptica que interliga as subestações de energia da Copel. Essa rede é exclusiva da Companhia, ou seja, não está vinculada à infraestrutura de telecomunicações de terceiros.
É essa estrutura que garante tráfego de dados em alta velocidade e com redundância, o que confere segurança para a operação remota dos equipamentos automatizados instalados nas instalações de energia da empresa.
- Novo edital da Copel destina R$ 50 milhões para iniciativas de eficiência energética
- Copel lança site especial e campanha para celebrar 70 anos
AUTOMATIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS – A companhia já conta com 100% das subestações automatizadas, operadas a distância. Além disso, há 9 mil equipamentos de automação instalados ao longo de mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição, além dos dispositivos operando nas usinas e nos mais de 9,7 mil quilômetros de linhas de transmissão.
Esses equipamentos de automação contribuem para fornecer energia de maior qualidade para a população. Isso porque, caso haja algum problema na rede, eles atuam automaticamente e avisam a central de operações da companhia, que pode enviar uma equipe instantaneamente para consertar a rede.
Além disso, em situações mais simples, como a queda de um galho sobre os cabos, eles conseguem restabelecer a rede de forma automática, sem intervenção humana, em poucos segundos. Na prática, mais automação significa desligamentos mais curtos e energia mais confiável.
Desde 2021, a informação repassada de maneira remota e em tempo real começou a ser oferecida para o cliente no nível individual de atendimento, com a instalação de medidores inteligentes em cada unidade consumidora. A modernização já conecta um milhão de imóveis diretamente com o centro de operações da empresa, dando agilidade aos serviços e reduzindo os desligamentos.
Para implementar essa rede própria, de proporção inédita no país, além dos equipamentos, a Copel também está investindo em softwares, proporcionando a interface necessária com os sistemas em uso nas instalações da Copel no Paraná, como também em outros estados em que possui ativos de transmissão e geração de energia. Além disso, garantirá uma camada adicional de segurança cibernética, pois todos os ativos estarão conectados a uma rede controlada internamente.