R$ 101 milhões: DER-PR publica vencedor para pavimentação entre Mato Rico e Roncador

Consórcio vai pavimentar 19,89 quilômetros da PR-239 entre os dois municípios, pelo valor de R$ 101,1 milhões. Obra inclui nova ponte sobre o Rio Cancã e outras melhorias.
Publicação
12/02/2025 - 11:24

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quarta-feira (12) a declaração de vencedor da licitação para pavimentar a PR-239 entre Mato Rico e Roncador, na região Central.

O Consórcio Roncador, formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. e Ellenco Construções Ltda., foi declarado vencedor com proposta de preço de R$ 101.199.999,99 e por ter sua documentação habilitada por comissão de contratação do DER/PR.

A empresa Gaissler Moreira foi a terceira classificada na sessão de disputas da licitação. A primeira foi inabilitada por não atender os critérios do edital e a segunda por não apresentar proposta de preços atualizada nem a documentação exigida.

Com esta publicação tem início o prazo para interposição de recursos quanto ao resultado, seguido por igual período para apresentação de contrarrazões pelo consórcio vencedor.

OBRA - A nova pista da PR-239 será de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e terá duas faixas de tráfego com 3,5 metros da largura cada uma, ao longo de todo o trecho. São 19,89 quilômetros de extensão, com acostamentos de 1,5 metro em ambos os lados da rodovia.

No perímetro urbano de Mato Rico também serão implantados passeios para pedestres com 2,1 metros de largura nos dois sentidos e iluminação rodoviária, mas devido à restrição de espaço, este trecho não terá acostamentos.

No total, 73 acessos a estradas locais e propriedades lindeiras vão receber pavimento de CBUQ com 10 metros de extensão, servindo para a função de “limpa-rodas”. Ou seja, são segmentos com o objetivo de retirar resíduos de solo dos pneus dos veículos antes que eles acessem a PR-239, evitando que os mesmos se acumulem sobre a pista, além de preservar o pavimento da rodovia, uma vez que os limpa-rodas vão ter o mesmo nível nos encontros (da rodovia com os acessos).

Próximo ao perímetro urbano de Roncador será construída uma nova ponte sobre o Rio Cancã. Ela terá 36,6 metros de extensão, duas faixas de tráfego de 3,5m, acostamentos de 1,5m, passeios para pedestres de 1,9m e guarda-rodas. Será demolida tanto a ponte mais antiga no local, já condenada e desativada, como também a ponte variante, utilizada atualmente.

Um dos bueiros da rodovia será substituído por uma nova galeria simples celular de concreto de 2,5 m x 2,5 m, passando a acumular a função de passa-fauna. Demais bueiros e dispositivos do sistema de drenagem de águas serão apenas substituídos durante a execução da obra por peças novas.

Após concluída a licitação e assinado o contrato, o prazo de execução desta pavimentação será de 600 dias corridos.

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