Quinze crianças de Paranaguá são premiadas em concurso de frases e desenhos sobre o porto

Meninas e meninos selecionados apresentaram desenhos e frases sobre o que viram na palestra e na passagem pelo cais do Porto de Paranaguá no primeiro semestre de 2022.
14/10/2022 - 15:30

Após dois anos de interrupção, o Projeto Porto Escola – Educação para Sustentabilidade, que incentiva jovens paranaenses do Litoral a escrever e desenhar algo sobre o Porto de Paranaguá, premiou nesta sexta-feira (14) 15 meninos e meninas. Eles receberam a impressão de seus desenhos, um kit de pintura e um passeio de barco a ser realizado no dia 4 de novembro.

Foram mais de 700 participantes da Rede Municipal de Ensino ao longo do primeiro semestre de 2022, de onde saíram os selecionados pela capacidade artística de retratarem um pouco do que observaram e aprenderam no Porto de Paranaguá. São crianças que visitam a área portuária e na volta para suas escolas ficam com a tarefa de desenhar o que viram e também elaborar uma frase sobre o porto.

“Esse é um dos nossos projetos mais importantes e é uma integração com a base da sociedade do Litoral, que são as crianças parnanguaras que vêm nos visitar, vêm entender como é o funcionamento do porto e vêm aprender sobre saúde e segurança, além do meio ambiente. E a gente consegue perceber através das frases, dos desenhos que a mensagem é de que o porto é amigo da comunidade, do meio ambiente e está aqui para fazer o bem”, destacou João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná.

Para a secretária interina da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, Paula Inácio, essa parceria entre Prefeitura e a empresa pública é fundamental. “Além de aproximar as crianças de um espaço que traz recursos, pois muitos de seus familiares têm suas vidas, seus sustentos neste espaço, é importante também refletir sobre a questão ambiental, a sustentabilidade, é fazer com que cada vez mais a criança valorize seu espaço, cuide, preserve para manter cada vez mais sustentável”, analisa.

Segundo a bióloga e analista portuária Jaqueline Dittrich, da Portos do Paraná, essa visitação faz com que o porto abra suas portas para o futuro da sociedade. “A vinda dos alunos significa a transposição dos muros do porto porque é um momento de eles conhecerem, verem onde alguns familiares trabalham e ter contato com toda a operação portuária. A gente consegue repassar várias informações sobre meio ambiente e segurança do trabalho e como a história de Paranaguá está vinculada à história do porto e são esses ensinamentos que eles levam para casa”, destaca.

O aluno Marcos Barreto Júnior, da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, um dos premiados, vai guardar com carinho a impressão de seu desenho. “Foi uma felicidade ter ganho e agradeço porque foi bem legal, bem divertido. Foi bem inspirador e meu quadro vou colocar no meu quarto para sempre me lembrar desse momento especial da minha vida”, garante.

A passagem pelo porto também inspirou Isabella da Silva Bueno, da Escola Municipal em Tempo Integral Iná Xavier Zacharias. “Quando vim aqui no porto gostei dos navios, que eram bem grandes, e gostei também dos contêineres e vi que tinham muitos contêineres nos navios e me inspirei bastante no que vi para fazer o meu desenho”, finaliza.

Confira os premiados e suas frases:

Allexya Alexandre Pedroso França – Escola Municipal Iracema dos Santos

“O porto de Paranaguá é uma parte brasileira que está localizado no Paraná, na cidade de Paranaguá. É o maior porto exportador de produtos”.

Bianca Aparecido Beneditto – Escola Municipal Dr. Aníbal Ribeiro Filho

“Porto de Paranaguá tem muitos navios grandes, onde transportam muitas cargas para vários países e dá emprego a muitas pessoas”.

Davi Alboite Jacob – Escola Municipal Almirante Tamandaré

“O porto traz sustento e trabalho para todas as famílias”.

Davi César Parisotto Cavalcante – Escola Municipal em Tempo Integral Edinéia Marize Marques Garcia

“Por causa do nosso porto nossa mercadoria cresce e a nossa renda aumenta e nossa cidade melhora”.

Fhelip Candido Fernandes – Escola Municipal em Tempo Integral Edinéia Marize Marques Garcia

“Você não pode entrar no porto sem EPI”.

Hannye Kelly de Santana Matozo – Escola Municipal Professor Randolfo Arzua

“O porto é muito importante pois dá as pessoas um trabalho. Te amo porto de Paranaguá”.

Helena Moreira Mendes – Escola Municipal Almirante Tamandaré

“É por causa do porto que temos produtos de outros países”.

Isabelly da Silva Bueno – Escola Municipal em Tempo Integral Iná Xavier Zacharias

“O porto de Paranaguá é um dos melhores portos do Brasil, traz muitos benefícios e trabalho para o município de Paranaguá”.

Marcos Barreto Júnior – Escola Municipal Presidente Castelo Branco

“Sejam bem-vindas futuras gerações! Nosso porto é sustentável”.

Maria Catarina de Souza Brandão – Escola Municipal em Tempo Integral Edinéia Marize Marques Garcia

“O porto de Paranaguá é muito rico e importante para os trabalhadores. Viva o porto!”.

Maria Vitória da Costa Rosá – Escola Municipal Hugo Pereira Corrêa

“Nossa cidade, nosso porto”.

Miguel Luís Correia de Oliveira – Escola Municipal em Tempo Integral Presidente Costa e Silva

“O porto não é só um lugar que importa, é um lugar que ajuda vários países e pessoas”.

Natally Vitória Monteiro Vidal – Escola Municipal Professora Francisca Pessoa Mendes

“Eu gostei muito do passeio do porto, aprendi muitas coisas, muito obrigada por nos receber”.

Perseu Souza Santos – Escola Municipal Professora Francisca Pessoa Mendes

“O porto é muito legal, muito divertido e bonito”.

Rafael Benício Serra – Escola Municipal Presidente Castelo Branco

“Porto seguro, faz o bem do futuro!”.