Qualificação profissional gratuita para migrantes começa na segunda em Maringá e região

Por meio de uma parceria com o Senai, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, dará início ao segundo ciclo do programa de qualificação profissional para migrantes e população em situação de rua.
Publicação
25/04/2025 - 10:50

Confira o áudio desta notícia

Oportunidade de preparo para o mercado de trabalho de forma gratuita. É o que o Cuida Paraná, que começa nesta segunda-feira (28) em Maringá, Ivatuba e Astorga, oferece. Por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, dará início ao segundo ciclo do programa de qualificação profissional para migrantes e população em situação de rua.

Com pagamento de bolsa-auxílio no valor de R$ 3 mil, vale-transporte e alimentação, a capacitação consiste num curso de Auxiliar de Manutenção Predial, com noções de seis profissões: carpinteiro, eletricista, encanador, pintor, pedreiro e jardineiro. Para esta fase, foram realizadas 175 inscrições.

“Estamos cuidando dos últimos detalhes para o início das atividades e o acolhimento dos alunos na segunda-feira. A Secretaria da Justiça está trabalhando com bastante dedicação neste projeto para levar cidadania a estas pessoas e ajudá-las a melhorar de vida através de qualificação e preparo para o mercado de trabalho”, disse o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Um dos diferenciais do Cuida Paraná é que as aulas práticas acontecem em prédios públicos, de modo que estes passam a ser revitalizados pelos próprios alunos, numa importante medida de preservação.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediará a formação em Direitos Humanos e é um dos pontos que receberão as aulas práticas se tornando um laboratório do projeto, conforme definiu o reitor Leandro Vanalli. “Estamos muito felizes com a possibilidade de a UEM participar do Cuida Paraná, que certamente vai transformar para melhor a vida de muitas pessoas que precisam de capacitação e aperfeiçoamento para entrar no mercado de trabalho”.

O coordenador de Educação Profissional do Senai/Maringá, Clemente Vieira dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa para o setor da construção civil da região. “As cidades contempladas estão sendo prestigiadas com essa necessária formação de mão de obra qualificada. E o melhor de tudo é que os alunos terão oportunidade de colocar os aprendizados em prática, executando reparos nos locais pré-determinados”, afirmou.

Locais das aulas práticas:

Maringá: Centro de Socioeducação; UEM; Colégio Estadual Presidente Kennedy; Colégio do Distrito Floriano.

Ivatuba: Colégio Estadual São Francisco de Assis.

-Astorga: Colégio Estadual Rui Barbosa.

PRIMEIRO CICLO - O primeiro ciclo da programa Cuida Paraná foi realizado em Curitiba no ano de 2024 e formou 110 pessoas, se mostrando como uma importante política governamental para a promoção da dignidade humana.

GALERIA DE IMAGENS