Próximo concerto da Orquestra Sinfônica será "Cenários", com grandes obras internacionais

Regência será do venezuelano Roberto Ramos. No programa estão “Margariteña Glosa sinfónica”, do compositor venezuelano Inocente Carreño; “Concerto para Clarinete, op. 57”, do dinamarquês Carl Nielsen (com o solista Jairo Wilkens no clarinete); e “Os Pinheiros de Roma”, do italiano Ottorino Respighi.
11/08/2024 - 10:50

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) convida o público para o concerto "Cenários", marcado para o dia 18 de agosto, próximo domingo, às 10h30, no Teatro Guaíra. Com o patrocínio do Colégio Positivo e realização do IAOSP - Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, o evento contempla três obras, cada uma com uma narrativa e estilo distintos: “Margariteña Glosa sinfónica”, do compositor venezuelano Inocente Carreño; “Concerto para Clarinete, op. 57”, do dinamarquês Carl Nielsen (com o solista Jairo Wilkens no clarinete); e “Os Pinheiros de Roma”, do italiano Ottorino Respighi.

“Teremos para este concerto o talentosíssimo regente venezuelano Roberto Ramos. Para o programa, escolhemos obras muito diversas e interessantes", diz Roberto Tibiriçá, diretor musical e maestro titular da OSP. Para ele, o destaque vai para "Os Pinheiros de Roma", do italiano Respighi, que faz parte da Trilogia Romana e que está completando 100 anos em 2024. “É uma peça multimídia, em que teremos sons de pássaros e projeções que enriquecerão a apresentação da obra. Exige uma formação orquestral muito vultosa e com vários efeitos sonoros. Tenho a certeza que todos irão apreciar”.

Convidado para reger este concerto, o maestro Roberto Ramos teve sua trajetória musical consolidada em diversos países. Nascido em Caracas, começou na música de forma despretensiosa aos 5 anos, quando morava com a família nos EUA. Aos 12 anos, ao retornar para a Venezuela, passou a se dedicar ao estudo em música, chegando à primeira graduação pela Universidad Experimental Nacional de Artes (UNEARTE). Está no Brasil desde 2018, onde formou-se mestre pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte. Atualmente é maestro da Orquestra Infanto-Juvenil Alegro (OIA), do Paraná.

Os ingressos começam a ser vendidos nesta segunda-feira (12). Eles estarão disponíveis na bilheteria do teatro e no site DeuBalada.com.

PROGRAMA – O concerto se inicia com "Margariteña (Glosa Sinfónica)", de Inocente Carreño. Composta em 1954, esta obra, que completa 70 anos, celebra a rica herança cultural da Ilha de Margarita, onde nasceu o compositor. Carreño utiliza temas tradicionais para evocar a atmosfera da sua terra natal, oferecendo uma visão mágica e emocional da Venezuela. "Margariteña" é uma peça que reflete a essência da ilha caribenha através de suas memórias pessoais e da tradição musical local, sendo uma das obras mais significativas do repertório venezuelano.

A seguir, o concerto apresenta "Concerto para Clarinete, Op. 57", de Carl Nielsen, com o solista Jairo Wilkens. Composto em 1926, este concerto destaca-se pela riqueza expressiva dedicada ao clarinete. Nielsen, conhecido por sua inovação e virtuosismo, dedicou esta obra ao clarinetista Aage Oxenvad, oferecendo um solo desafiador e variado. O concerto explora temas de luta interna e complexidade emocional, refletindo a jornada pessoal do solista e do compositor.

Fechando o programa, a orquestra executará "Os Pinheiros de Roma", de Ottorino Respighi. Esta peça, que celebra seu centenário neste ano de 2024, é uma das composições mais célebres do repertório italiano e faz parte da Trilogia Romana de Respighi. Dividida em quatro seções, cada uma retrata um cenário específico de Roma, desde a vibrante Villa Borghese até a histórica Via Ápia. A orquestração inovadora e a inclusão de efeitos sonoros inovadores, como a gravação de um rouxinol, oferecem uma experiência sonora imersiva e cinematográfica, refletindo a grandiosidade da cidade que a inspirou.

Serviço:

“Cenários” - Orquestra Sinfônica do Paraná convida o maestro Roberto Ramos e o solista Jairo Wilkens (clarinete)

Data: 18 de agosto (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão

Tempo de duração do espetáculo: 1h30

Especificações do espetáculo: concerto

Maestro: Roberto Ramos

Solista: Jairo Wilkens (clarinete)

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada.com