O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) abrirá na próxima sexta-feira (12) as propostas dos estudos ambientais e preliminares de engenharia da implantação da Ponte de Guaratuba e seus acessos, no Litoral. O investimento estimado é de cerca de R$ 4,8 milhões e será realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná.
Os consórcios ou empresas interessados têm até 12 de fevereiro para entregar suas propostas. A abertura dos envelopes será no mesmo dia, às 16 horas, no auditório do 1º andar da sede do DER-PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet.
Houve um pequeno adiamento no prazo, já que a abertura anterior estava marcada para a próxima terça-feira (9). De acordo com o DER-PR, a extensão do prazo respeita as complexidades da elaboração dos orçamentos de alguns serviços, como as sondagens e investigações no leito do mar. Com isso, as empresas terão mais tempo para moldarem suas propostas de forma mais consistente.
A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que a vencedora será selecionada de acordo com as melhores propostas técnicas e de preço, seguindo os critérios estabelecidos no edital.
AVANÇOS – O edital prevê a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e de estudos preliminares de engenharia, utilizando como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ponte de Guaratuba, já concluído e aprovado pelo DER-PR.
O prazo previsto para execução é de 420 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço. Os resultados do EIA/RIMA serão apresentados em audiência pública após sua conclusão.
Nesta etapa também serão avaliados os parâmetros topográficos, hidrológicos, geológicos, geotécnicos, geométricos, gabaritos, processos executivos, operacionais, de segurança e arquitetônicos para implantação da obra. Também deverá ser indicado o tipo estrutural, comprimento da obra e distribuição dos vãos, seção transversal, sistemas construtivos e tipo de fundação. O objetivo é definir a alternativa mais adequada, o tipo de obra de arte e suas principais características.
Segundo o edital, um dos imperativos é que a obra tenha harmonia com as estruturas vizinhas, integração com o meio ambiente, e formas e revestimentos adequados. O tipo estrutural escolhido deve ser aquele que melhor atenda à interação solo-estrutura e que apresente maiores vantagens, após avaliação técnica e econômica de todas as variáveis envolvidas.
Após essa etapa, o DER-PR fará as contratações dos projetos básico e executivo.
PONTE – A Ponte de Guaratuba está no imaginário do paranaense desde a promulgação da Constituição do Estado, em 1989, e é uma das prioridades do Governo para a transformação do Litoral. Entre os motivos para a realização da obra estão ganhos para a indústria do turismo, a possibilidade de desenvolvimento econômico, facilidade de trânsito e integração de serviços entre os municípios de Matinhos e Guaratuba. Atualmente a travessia é feita com o ferry-boat.