A secretária estadual das Cidades, Camila Mileke Scucato, será uma das palestrantes na nona edição do KRIHS – IDB Urban Development Academy (Kiuda), que acontece de 2 a 6 de setembro em Seul, na Coreia do Sul. A participação atende convite da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável pela realização do evento, em colaboração com o Korea Research Institute of Human Settlements (KRIHS).
“Trata-se de uma oportunidade de vivenciar e conhecer exemplos que já deram certo em outros lugares e que poderão ser incorporados nos programas do Governo do Estado”, afirma Camila.
O evento, ao mesmo tempo, permitirá a troca de experiências com a apresentação das ações voltadas ao desenvolvimento urbano, realizadas e em implantação, nos 399 municípios do Paraná, a partir da Secretaria das Cidades (Secid). “A administração Ratinho Junior tem um portfólio de ações com impactos bastante positivos na economia e na melhoria da qualidade de vida em todo o território paranaense”, diz a secretária, que fará uma palestra na segunda-feira (2).
- 11,8 milhões de pessoas: IBGE aponta Paraná com a 5ª maior população do Brasil em 2024
- Com 137,7 mil pessoas a mais, RMC chega a 3,6 milhões de habitantes em 2024
De acordo com Camila Scucato, são destaques as ações desenvolvidas nos municípios pela Secid e suas vinculadas Cohapar, Amep e Paranacidade, além das atividades da Diretoria de Edificações da Secid de implantação das obras que compõem a estrutura do Governo do Estado.
“O Paraná tem excelentes projetos e programas nas áreas de habitação e do desenvolvimento urbano. Um deles é o Casa Fácil Paraná, da Cohapar, o maior programa estadual de habitação do Brasil, que já atendeu mais de 90 mil famílias, com investimento superior a R$ 1 bilhão em quatro anos”, ressalta.
A pavimentação de vias urbanas e as iniciativas voltadas para a sustentabilidade são outros exemplos. “Temos o maior programa de pavimentação do País, o Asfalto Novo, Vida Nova, que já investiu mais de R$ 800 milhões a fundo perdido em asfalto e iluminação de LED em municípios com até 25 mil habitantes”, afirma a secretária.
O analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luiz Farias, também irá participar. Ele destacou a importância do evento para a possível formação de parcerias que possam beneficiar o Paraná. “A participação de palestras, visitas técnicas e essa troca de conhecimento entre a Coreia do Sul e o Brasil traz a possibilidade de firmar parcerias e criar ações que transformem e favoreçam o desenvolvimento urbano. Com isso, teremos a oportunidade de criar um projeto potencial que vá além do compartilhamento de conhecimento”, ressalta.
EVENTO – O Kiuda é um programa de capacitação para funcionários públicos da América Latina e do Caribe. O objetivo é aprimorar as capacidades técnicas e operacionais na elaboração, implementação e supervisão de políticas, programas e projetos relacionados ao planejamento urbano e ao desenvolvimento habitacional, a partir da experiência de desenvolvimento da Coreia do Sul.
A programação do evento prevê o compartilhamento de conhecimentos, conversas sobre políticas e visitas técnicas e à Exposição Mundial de Cidades Inteligentes de 2024.
O BID cobrirá as passagens aéreas de ida e volta e o KRIHS cobrirá seis noites de acomodação, gastos com refeições, seguro de viagem, K-ETA (visto para ingresso no País) e o transporte até os locais programados.