A discussão sobre a saúde do idoso foi um dos principais pontos da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, nesta quarta-feira (25). O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, apresentou o projeto-piloto no município de Irati, experiência da atenção primária à saúde do idoso em andamento pelo Planifica SUS.
Ele destacou que o trabalho vem sendo feito para o atendimento humanizado e interdisciplinar capaz receber de maneira articulada e completa as pessoas com mais de 60 anos que procuram a saúde pública. O objetivo é envolver todos os profissionais da área numa ampla rede de mobilização, colocando em prática uma das principais plataformas do Governo do Estado na área.
“Queremos aprofundar o tema porque a nossa população está envelhecendo. E logo teremos mais idosos e com eles a necessidade de humanizar, acolher estas pessoas de um jeito diferenciado”, disse Beto Preto. “Estamos buscando um alinhamento intersetorial, iniciado em Irati, com a qualificação e preparação de profissionais, e que logo estará no Paraná por inteiro”.
O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Edgar Nunes Moraes, e consultor do Conass, ressaltou que o modelo da rede do idoso precisa ter foco na pessoa e não na doença. “Temos um milhão de novos idosos no Brasil todos os anos. A população idosa está demandando a saúde, que não tem sido resolutiva. Temos que pensar na pessoa, com a atenção primária atuando neste cenário, com avaliação clínica, sociofamiliar, para verificar a fragilidade e buscar a atuação. No Paraná já estamos trabalhando de forma muito interessante está estratificação”.
ORÇAMENTO - A previsão orçamentária do Ministério da Saúde também esteve na pauta da reunião. Para 2020, cerca de R$ 120 bilhões serão direcionados pelo Governo Federal à saúde.
“Tivemos a oportunidade de debater o panorama nacional do orçamento do próximo ano, entendendo ainda a necessidade de aumento e incremento de recursos para os estados repassados pelo Ministério da Saúde, e também pela importância das emendas parlamentares que estamos dialogando com os nossos deputados federais e serão muito importantes para investimentos e custeio de saúde no Paraná”, afirmou Beto Preto.