Projeto da Uenp que dá suporte a pessoas que querem parar de fumar está com inscrições abertas

Interessados em participar podem se inscrever até sexta-feira (22), pela internet. Tratamento é gratuito e feito em três fases: preparação, retirada do cigarro e manutenção. Projeto foi criado para levar aos fumantes de Jacarezinho e região um programa de cessação tabágica de qualidade.
20/10/2021 - 16:10

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) está com inscrições abertas para o projeto destinado a pessoas que queiram parar de fumar. O tratamento é gratuito, com acompanhamento semanal. Os interessados em participar podem se inscrever até sexta-feira (22) neste LINK

A iniciativa é do Grupo Antitabagismo e Manutenção da Abstinência (Gama), da Uenp, que foi criado para levar aos fumantes de Jacarezinho e região a possibilidade de participar de um programa de cessação tabágica de qualidade. O grupo teve início em 2019 e envolve alunos de graduação e pós-graduação da Uenp e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

O programa tem grupos de cessação que duram, em média, 12 semanas de intervenção. É aplicada a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), com aulas a respeito de diferentes temas sobre o tabagismo como os malefícios do cigarro, os benefícios de parar de fumar, estratégias de como parar e toda orientação de como realizar o processo de cessação, que será feito em conjunto com os participantes.

A participante do projeto e aluna de pós-graduação da Unicentro, Rafaela de Souza, explica que a terapia utilizada é comprovadamente eficaz e que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é um tratamento usual para a cessação do tabagismo.

“A TCC faz com que o tabagista, por meio das sessões, compreenda os riscos que o cigarro traz para sua saúde e entenda todos os benefícios de parar de fumar. O processo será realizado em três fases: de preparação, retirada do cigarro e manutenção”, descreve Rafaela.

Há também incentivo à prática da atividade física, que tem se mostrado uma grande aliada para manter a abstinência dos tabagistas, uma vez que eleva o nível de endorfina no organismo, hormônio que ajuda na redução da dependência da nicotina, ajudando a combater ansiedade, mau humor e desejos de fumar, associados à abstinência.

São 12 encontros semanais, seguidos de nove encontros mensais. “Haverá acompanhamento e manutenção da abstinência a nicotina dos indivíduos inseridos no programa até, pelo menos, um ano após pararem de fumar, para que assim sejam considerados ex-tabagistas”, informa Rafaela.

AVALIAÇÃO – O grupo também contará com avaliação médica e fisioterapêutica para auxiliar os participantes em todo o processo da cessação, além de demonstrar a melhora efetiva com o passar dos meses sem fumar.

O projeto foi idealizado pela professora Mahara Proença, seguindo moldes de um programa antitabagismo já existente na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente (SP), do qual ela também faz parte.

É possível acompanhar o trabalho do Gama nas redes sociais (Instagram: @gamauenp; Facebook: GAMA Antitabagismo; site: gamatabaco.wixsite.com/gamauenp). Mais informações pelos telefones 43 98485-9187 (Gabriely) e 43 98860-0853.