Projeto Cinema na Praça exibe filmes gratuitos para 40 mil pessoas em três meses

Projeto da Secretaria de Estado da Cultura realizou 140 sessões gratuitas de filmes em 71 cidades do Paraná. Até o mês de setembro, os dois caminhões de cinema itinerantes ainda vão levar mais 158 sessões para 79 cidades.
30/05/2024 - 13:50

De fevereiro a maio deste ano, 40 mil pessoas de municípios que não possuem salas de cinema puderam assistir filmes de forma gratuita, exibidos em local aberto e de fácil acesso. Com investimento de R$ 4,25 milhões, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), o projeto da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) realizou 140 sessões gratuitas de filmes em 71 cidades do Paraná, dentro do projeto Cinema na Praça.

Até o mês de setembro, os dois caminhões de cinema itinerantes ainda vão levar mais 158 sessões para 79 cidades. Confira a programação completa aqui

O projeto Cinema na Praça faz parte de um edital da LPG e é produzido em duas frentes. Uma pela Messe Produções Culturais e a outra pela Casa do Verbo Assessoria Cultural. Ambos os projetos têm o objetivo de ampliar o acesso do público às produções cinematográficas brasileiras. Para isso, dois caminhões baús equipados com painel de LED, iluminação e sistema de som percorrem todo o Paraná e transformam praças públicas em cinema a céu aberto.

A secretária de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, destaca a democratização do acesso à cultura e ao entretenimento. “O Cinema na Praça fortalece o senso de comunidade e promove a inclusão social. Ao trazer a magia do cinema para praças públicas, estamos proporcionando momentos de lazer e aprendizado, além de valorizar e incentivar a produção audiovisual nacional”, explicou.

Todos os filmes exibidos são nacionais. Responsável pelo Lote 1 do edital, a Messe Produções Culturais apresenta as produções “Minha Mãe é Uma Peça 3”, com direção de Susana Garcia, e “Brichos II - A Floresta é Nossa”, dirigido por Paulo Munhoz.

Já a Casa do Verbo Assessoria Cultural, responsável pelo Lote 2 do edital, selecionou “O Palhaço”, que tem direção de Selton Mello; “Maria do Caritó”, dirigido por João Paulo Jabur; e as animações “Lino - Uma Aventura de Sete Vidas”, de Rafael Ribas, e “As Aventuras do Avião Vermelho”, que se baseia em livro de Érico Veríssimo e é dirigido por Frederico Pinto e José Maia.

PÚBLICO – Francisco Pinheiro é um dos realizadores do Lote 2 do Cinema na Praça. Ele conta que o público tem crescido em cada cidade que passam, e destaca o estímulo cultural e econômico que o projeto causa nos municípios. “Boa parte do público não tem condição de ir a um cinema, de prestigiar, de poder ser público de uma ação cinematográfica com qualidade visual e sonora. Nós movimentamos a cidade do ponto de vista econômico, fazemos aquilo que é dever do Estado, propiciar momentos artísticos e culturais para toda a população do Paraná”, disse.

Já a realizadora do Lote 1 do Edital, a gestora e produtora cultural Flávia Vogue contou que é emocionante o depoimento da população de pequenos municípios e se diz satisfeita com o apoio do Estado e prefeituras. “A gente percebe que o engajamento da prefeitura, das secretarias dos meios de comunicação locais, faz toda a diferença no projeto. Percebemos que quanto maior o envolvimento da cidade na iniciativa, mais lotada fica a nossa sessão”, explicou.

Além disso, Flávia alerta para as próximas sessões que podem ter clima gelado. “Ressaltamos a importância de que a população venha bem aquecida, afinal o nosso cinema é ao ar livre. Vale tudo. Casaco, mantinha r o famoso chimarrão”, complementou.

SERVIÇO – Para conferir o serviço completo com as datas e locais nas 150 cidades contempladas pelo Cinema na Praça acesse AQUI

Confira a programação dos próximos dias:

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2", às 18h30, e “Minha mãe é uma peça 3", às 20h. Na mesma ordem de filmes, o horário muda nos municípios de Boa Vista da Aparecida, com sessões às 15h30 e às 17h, e em Três Barras do Paraná, com sessões às 16h30 e às 18h

- Capitão Leônidas Marques – Quinta (30). Local: Praça São Cristóvão

- Santa Lúcia – Sexta (31). Local: Praça Central Municipal

- Boa Vista da Aparecida – Sábado (1). Local: Praça Elias Neves

- Três Barras do Paraná – Domingo (2). Local: Praça Municipal João Batista Cerutti

Já Rancho Alegre d´Oeste vai exibir "Lino – Uma Aventura de Sete Vidas", às 19h, e "O Palhaço", às 21h. Será na sexta (24). Local: Praça dos Pioneiros, Avenida São Paulo.