Programa que mede satisfação com serviços estaduais é premiado

Programa da Controladoria-Geral vai até os cidadãos para conferir o grau de satisfação com os serviços do Estado. A iniciativa ficou entre os três primeiros colocados no prêmio da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais.
Publicação
11/12/2020 - 10:06

Confira o áudio desta notícia

Mais de 1.700 paranaenses que usam serviços do Governo do Estado, em 28 cidades, tiveram a oportunidade de avaliar o atendimento recebido, na mesma hora. Eles participaram do programa CGE – Itinerante, uma iniciativa inédita da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que avalia o grau de satisfação do cidadão no local em que ele está sendo atendido.

O programa foi premiado nesta quinta-feira (10), como terceiro colocado no Prêmio Marco Maciel, da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig).

AÇAO – Pelo programa, dois servidores, um da Coordenadoria de Ouvidoria e outro da Coordenadoria de Transparência e Controle Social, vão até o local de atendimento presencial e entrevistam os usuários do serviço. Entre os serviços visitados estiveram a entrega do Cartão Comida Boa e do Kit Merenda Escolar, ambos criados em função da pandemia de covid-19.

O controlador-geral, Raul Siqueira, anunciou que o programa CGE Itinerante irá continuar para ouvir o retorno da população quanto aos serviços oferecidos pelo Estado.

Siqueira atribuiu o Prêmio Marco Maciel, da Abrig, ao esforço das equipes em cumprir com o programa, tomando todos os cuidados de contenção do coronavírus. “Não importa o clima, eles estão lá para dar voz a pessoas que nem sabiam dos canais oficiais para reclamações, denúncias, solicitações, elogios ou sugestões”, disse Siqueira.

“É a primeira vez que o Estado leva a Ouvidoria-Geral para perto do cidadão, fomentando a participação popular nas decisões da administração estadual, o que se traduz no controle social”, explicou.

Nos serviços disponíveis pela Secretaria da Saúde, antes das restrições impostas pelo coronavírus, foram cinco visitas e 226 entrevistas. Com medidas de enfrentamento à pandemia, a CGE – Itinerante foi direcionada às entidades e escolas que distribuíram, respectivamente, o Cartão Comida Boa, com 10 visitas e 84 entrevistas, e o Kit Merenda Escolar, com 25 visitas e 966 entrevistas. O trabalho seguiu em distritos policiais, delegacias e Instituto de Identificação, com 27 visitas e 440 entrevistas.

SATISFAÇÃO – Cristiano Pereira, que faz o trabalho pelo Controle Social, disse que cerca de 80% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com o atendimento. Os registros que apontam falhas nos procedimentos são encaminhados para os órgãos responsáveis por corrigi-las ou avaliar melhorias.

“Avaliamos as condições de acolhimento do cidadão, se há álcool em gel, se ocorre distanciamento social e as instalações em geral. O cidadão nos fala se foi devidamente atendido, se tem alguma reclamação ou até sugere mudanças para melhorar a rotina do trabalho”, explicou Cristiano.

Na entrega do Kit Merenda Escolar, que repassou às famílias dos alunos o alimento que seria consumido na escola, foi constatado que mais de 90% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar na Ouvidoria do Estado. “O maior ganho dessa ação é potencializar os canais de comunicação da população com o Estado. Muitos desconhecem que têm o direito de se manifestar sobre os serviços que usa”, constatou.

CIDADES - Pela Ouvidoria, os servidores Ricardo Humberto, Fernanda Micheletti e Suelen da Silva se revezaram nas entrevistas. As cidades visitadas pela CGE – Itinerante foram: Curitiba, Campo Largo, Piraquara, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré, Colombo, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Campo Magro, Araucária, São José dos Pinhais, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Morretes, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Tijucas do Sul, Matinhos, Guaratuba, Ponta Gorssa, Castro, Bocaiuva do Sul, Cerro Azul, Irati e Palmeira.

ABRIG - A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – Abrig foi criada em 2007 e é uma entidade civil sem fins lucrativos, com participação da sociedade civil e do setor privado. O objetivo incentivar o diálogo institucional e social, com capacitação e reconhecimento.

SERVIÇO:
Ouvidoria-Geral
Internet: www.cge.pr.gov.br, na aba OUVIDORIA
Telefone: 0800 041 1113
E-mail: ouvidoria@cge.pr.gov.br
Whatsapp: (41) 3883-4014

GALERIA DE IMAGENS