O programa de rádio “O Homem e a Terra”, produzido pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater), completa 47 anos nesta quarta-feira (10). Ele é um dos mais antigos do País especialmente voltado à agropecuária.
Desde 1976, divulga informações e orientações técnicas para o público que vive na área rural. Nessas quase cinco décadas tem sido uma importante ferramenta para a difusão de novas práticas entre os agricultores paranaenses.
A linguagem direta e a diversidade de temas são marcas registradas do programa. Criado pela então Acarpa, empresa responsável pela assistência técnica aos produtores à época, e que se transformaria posteriormente em Emater, “O Homem da Terra” utiliza mensagens curtas, com a intenção de motivar o agricultor a se interessar por um assunto e buscar mais informações com um técnico do Instituto.
- Com objetivo de auxiliar setor rural, Serviço Alerta Geada começa nesta segunda-feira
- IDR-Paraná reúne agricultores e incentiva cultivo de orgânicos na Expoingá 2023
O programa é produzido pela equipe de comunicação do IDR-Paraná e transmitido, de segunda a sexta-feira, por mais de 150 emissoras no Estado. Atualmente, a apresentação e produção são feitas pelo jornalista Amarildo Alba. “Contamos também com a participação de produtores, extensionistas, pesquisadores e profissionais de outras instituições para levar informação de qualidade e com propriedade para o ouvinte”, afirma.
O programa divulga políticas públicas e como o produtor pode se beneficiar dos programas oficiais dos governos federal e estadual. “O Homem e a Terra” pode ser ouvido no site do IDR-Paraná (www.idr.pr.gov.br) e no canal do IDR-Paraná nas plataformas digitais de música.
Nesta quarta-feira, o programa também chega ao episódio 600 nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Google Podcst, Apple Podcast e Anchor).