O Paraná Pay, programa vinculado ao Nota Paraná e que visa contribuir para a retomada do turismo regional, foi um dos temas da 85ª Reunião Ordinária do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), na terça-feira (4). Também foram apresentadas outras iniciativas, como o convênio entre a Paraná Turismo e Ministério do Turismo e as ações de fomento do Governo do Estado para o retorno das atividades no setor.
O evento, online, foi aberto pelo vice-governador Darci Piana. Ele falou sobre as ações que estão sendo tomadas pelo governo estadual em favor do setor e também destacou medidas de infraestrutura, como a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a sua concessão à iniciativa privada. Também destacou a concessão do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais; de Londrina e Curitiba (Bacacheri).
“O trabalho que foi feito com esses aeroportos é o prenúncio de grandes investimentos no setor aéreo e no transporte de pessoas, o que vai permitir que nosso Estado tenha um avanço muito grande no turismo, principalmente o internacional, com a abertura da possibilidade de grandes aviões descerem em Foz do Iguaçu”, destacou Piana.
A diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, apresentou o novo aplicativo do Nota Paraná, já com a opção da transferência de créditos para o programa Paraná Pay, um dos principais movimentos do Governo do Estado visando a retomada do turismo. O programa vai permitir usar créditos do Nota Paraná em atividades e estabelecimentos ligados ao turismo, beneficiando os consumidores paranaenses e fomentando o turismo regional.
Isabella também ressaltou a importância de os empreendimentos turísticos estarem no Cadastur para terem a possibilidade de receber os créditos dos vouchers que serão sorteados aos usuários do aplicativo Paraná Pay.
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Outra medida governamental para o retorno das atividades turísticas no Estado foi destacada pelo diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos. Ele falou sobre a aprovação pela Assembleia Legislativa do auxílio emergencial para microempresas e microempreendedores individuais cadastrados em atividades econômicas ligadas ao turismo, como restaurantes, atividades de lazer e recreação, transporte rodoviário de passageiros e eventos.
“Isso para nós foi uma grande felicidade, porque conseguimos em um tempo recorde fazer com que esse projeto fosse inserido junto a outras reivindicações”, afirmou.
MAIS AÇÕES – No encontro também doi discutido o convênio com o Ministério do Turismo, que representa a terceira fase do Projeto de Retomada do Turismo e consiste em uma campanha publicitária de promoção do setor no Estado.
A assessora técnica da Paraná Turismo, Priscila Braga, destacou a atualização de macro ações estruturantes que compõem o Masterplan Paraná Turístico 2026, plano estabelecido em 2016 que prevê uma série de ações para transformar o Paraná em um destino turístico inteligente. Periodicamente é feito o monitoramento das ações desse plano para que se saiba o andamento das metas propostas no documento.
A reunião teve também a apresentação da professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná, Juliana Medaglia. Ela abordou as Megatendências do Turismo, pesquisa que foi realizada a partir de uma parceria entre o Observatório de Turismo do Paraná e a plataforma Amplia Mundo.
“Tínhamos uma inquietação relacionada ao futuro da sociedade e do turismo, como vamos pensar os novos profissionais do setor, se a gente não pensar no contexto da sociedade. Foi a partir dessa ideia que a pesquisa começou a ser desenvolvida”, explicou.
As 14 Megatendências são Desenvolvimento Tecnológico, Sustentabilidade, Sociedade do Conhecimento, Comercialização, Saúde e Bem-Estar, Individualização, Imaterialização, Globalização, Crescimento Econômico, Aceleração e Complexibilidade, Sociedade e Networking, Desenvolvimento Demográfico, Polarização e Democratização.
BLITZ CADASTUR – A reunião contou com a apresentação do case denominado “Blitz Cadastur”, organizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral). A diretora-executiva da entidade, Patrícia Assis, apresentou os números da campanha desenvolvida para mobilizar os empreendimentos turísticos dos sete municípios da região a se cadastrarem no Cadastur.
Em toda a região, durante a campanha, houve uma evolução de 103% no número de novos cadastros, uma das que teve um dos maiores aumentos em todo o Brasil. Uma das principais razões identificadas para esse avanço foi a busca dos empresários para regularizar seus negócios e ter acesso a crédito.
É possível acessar a íntegra da reunião pelo link https://www.youtube.com/watch?v=awWlGMZvYjg.