Sessenta novos kits para instalação de reservatórios domiciliares de água estão sendo entregues pelo Governo do Paraná e a Sanepar a moradores das cidades de Mariópolis, São Jorge do Oeste e Chopinzinho. Os beneficiados pelo Programa Caixa d’Água Boa vivem em residências atendidas pela Companhia, mas sem caixa d'água.
As famílias atendidas possuem cadastro em programas sociais, sendo atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e secretarias municipais de Assistência Social.
Por meio do Programa, a Sanepar doa conjuntos de materiais para a instalação, como a caixa d'água com capacidade de 500 litros, tubulação e base em madeira autoclavada. O município faz o armazenamento e a distribuição dos materiais que compõem o kit e fiscaliza a instalação.
O Governo do Estado auxilia financeiramente as famílias, com recursos para custear as despesas de instalação do kit, que podem proporcionar a compra de materiais como pedra, areia, cimento ou mesmo a mão de obra.
- Sanepar realiza ações de sustentabilidade com estudantes em manancial de Bituruna
- Oficina da Sanepar ensina paranaenses a produzir sabão e cuidar da natureza
As famílias beneficiadas também participam de treinamento sobre a instalação do kit, com orientação de uso, cuidados e limpeza do reservatório domiciliar de água.
“A capacitação é bastante simples e didática e traz a informação necessária para a instalação da caixa d'água de acordo com as normas da ABNT. A intenção é que as famílias possam viver com a segurança de ter água potável em casa, o que é fundamental para a saúde e a qualidade de vida”, explica a assistente social da Sanepar, Marilucia Cyrino.
Em Mariópolis, a capacitação das famílias que receberão as caixas d'água ocorreu nesta quinta-feira (7), com a participação da equipe da Sanepar, da equipe de obras, de representantes da Secretaria de Assistência Social de Mariópolis e do prefeito Mario Paulek.