Programa Agepar na Escola vai ensinar alunos do 6º ano sobre papel da agência reguladora

Cinco mil crianças serão contempladas em 43 colégios da Grande Curitiba na primeira fase, com atividades voltadas a temas como sustentabilidade, economia circular e gestão de resíduos sólidos, áreas do escopo de atuação da Agepar.
Publicação
10/04/2025 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador em exercício Darci Piana lançou nesta quinta-feira (10) o programa Agepar na Escola, iniciativa da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O objetivo é aproximar o órgão da comunidade, estreitando laços e utilizando os alunos como difusores de conhecimentos sobre sustentabilidade, economia circular e gestão de resíduos sólidos, áreas do escopo de atuação da Agepar.

O programa tem como meta alcançar 214 mil alunos do 6º ano da rede pública em todo o Estado. Neste primeiro momento, serão 5 mil crianças contempladas em 43 colégios da Grande Curitiba, sendo 42 na Capital e um em São José dos Pinhais. Essas unidades foram escolhidas pelo fato de já possuírem no currículo disciplinas de educação ambiental.

“Mais uma vez a Agepar inova, indo ao encontro desse estado inovador que é o Paraná. Esse programa levará para as escolas o conhecimento daquilo que a agência faz. Isso é fundamental porque as crianças vão crescer já conhecendo o trabalho realizado aqui, com o controle dos preços e fiscalização de serviços públicos essenciais para a população”, afirmou Piana.

“Esse programa é fundamental para a continuidade e atração de mais investimentos no Paraná, pois quando uma empresa vem se instalar aqui elas perguntam se existe uma agência reguladora, o que traz confiança para elas”, acrescentou. “É fazer com que o povo do Paraná, através das nossas crianças, tome conhecimento de tudo que a Agepar faz em prol da população”.

O programa visa dar transparência às atividades realizadas pelo órgão e a disseminação do conhecimento técnico sobre serviços públicos. Por meio de gibis (veja AQUI), os conteúdos discutidos abordarão três eixos temáticos: água (abastecimento e esgotamento sanitário); águas pluviais (drenagem e manejo); e gestão de resíduos sólidos (limpeza urbana e manejo). Serão três livros distribuídos ao longo do ano, abordando cada um dos eixos temáticos.

O diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno, ressaltou que as crianças servirão como disseminadoras do conhecimento para suas famílias. “É uma forma de nos fazermos conhecidos pela sociedade e nada melhor do que começar nas escolas, porque estamos falando para as gerações que virão. A Agepar é um órgão importante para o Governo do Estado enquanto financiamento e investimentos, pois traz a confiança de uma agência reguladora séria na prestação de bons serviços para a sua população”, explicou.

“Nós trabalhamos com água, resíduos sólidos e esgotamento sanitário, então tem todo um conjunto que o estudante da 6ª série do ensino fundamental apreenderá, didaticamente, sobre como funciona e o papel da agência. E para isso, nada melhor que a escola, com essa parceria com a Secretaria de Educação”, complementou.

As atividades pedagógicas serão realizadas pelos próprios professores das instituições de ensino, que serão capacitados, por meio de uma plataforma de Ensino à Distância (EaD), por técnicos da Agepar, unindo a ciência da regulação com a expertise de sala de aula dos docentes. Isso garante que a linguagem seja adequada aos estudantes e o espaço para a implantação do programa seja ampliado para que mais crianças da rede pública de ensino do Paraná possam ser atendidas.

A coordenadora Administrativa da Agepar, Eliana Ferreira Hellvig, destacou que o programa deverá ser expandido também para o Interior do Paraná. “São 43 escolas que estão sendo contempladas neste primeiro momento, mas o objetivo é atender todo o Estado. As crianças receberão cartilhas sobre os três eixos temáticos, com o primeiro sobre saneamento básico e esgotamento sanitário, o segundo trata de águas pluviais e manejo, e o terceiro é sobre gestão de resíduos, limpeza urbana e manejo”, disse.

“A conscientização ambiental é uma responsabilidade de todos. Apesar de ser um tema que dentro da Agepar nós trabalhamos sob o ponto de vista da regulação e da fiscalização, também precisamos trazer para a pauta da sociedade, porque para termos cidadãos conscientes precisamos informar para formar e, assim, transformar”, finalizou.

Após o período de aprendizado, será promovido um concurso com premiação para alunos e professores. Serão premiadas as três melhores redações e os três primeiros colocados na elaboração do “Projeto Boas Práticas” — ações que a escola realiza dentro dos eixos temáticos do programa. Os ganhadores vão receber um certificado de participação e uma viagem à Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com uma visita às instalações da Itaipu Binacional.

“Esse projeto veio para selar uma ideia que nós tínhamos de começar a trabalhar com os pequenininhos do 6º ano. Quando a Agepar nos trouxe a proposta ficamos muito felizes, porque precisamos criar essa cultura”, salientou a chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Seed, Cristiane de Jesus Jakymiu. “Nesse momento vamos trabalhar com o piloto para que, na sequência, possamos abranger um número maior de escolas. Trabalharemos cada vez mais juntos para que os nossos estudantes desenvolvam essa consciência da sustentabilidade.”

PRESENÇAS — Participaram do lançamento do programa os diretores da Agepar dos setores Administrativo Financeiro, Marcelo Luiz Curado, de Regulação Econômica, Rejane Maria Scolari, e de Normas e Regulamentação, Alex Sandro Noel Nunes; além de técnicos da agência reguladora e diretores e professores de instituições de ensino.

GALERIA DE IMAGENS