Profissionalização em Matinhos: IAT oferece curso de eletricidade básica no Litoral

O curso de Eletricidade Básica Residencial, oferecido pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai ocorrer entre os dias 9 e 25 de setembro com aulas às segundas, quartas, quintas e sextas à noite. São 20 vagas e as inscrições já podem ser feitas.
02/09/2024 - 11:20

Os moradores de Matinhos, no Litoral do Paraná, poderão participar de uma capacitação gratuita na área de engenharia elétrica. O curso de Eletricidade Básica Residencial, oferecido pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai ocorrer entre os dias 9 e 25 de setembro com aulas às segundas, quartas, quintas e sextas à noite. São 20 vagas e as inscrições já podem ser feitas, de forma presencial, no Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga, local onde acontecerão as aulas.

O curso é viabilizado por meio do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo IAT em conjunto com o Consórcio DTA/Acquaplan, que busca a requalificação técnicas dos moradores locais para atender a nova demanda do município com a revitalização da Orla de Matinhos. Essa é a última capacitação prevista de acordo com o cronograma do projeto, que ofereceu um total de 16 cursos para a população desde o primeiro semestre de 2023. A estimativa é que aproximadamente 400 pessoas foram beneficiadas.

Dessas capacitações, seis foram realizadas em 2024. Em março, os pescadores do município fizeram o curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel; em abril foi ofertado o curso de Eletricidade Predial; em junho e julho o curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico; e em agosto o curso de Assentamento de Tijolo à Vista e Pedra Decorativa. Ainda em março, também por meio do projeto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promoveu cursos de Empreendedorismo e de Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem.

As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico previsto para Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte Guaratuba-Matinhos e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek, principal via de acesso ao balneário.

PERSONAGENS – O curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico ofertado pelo IAT em parceria com o Senai, entre junho e julho, despertou a atenção do público feminino. Três mulheres participaram das aulas e incrementaram o currículo. A corretora de imóveis Janinha Pedra Domeraski, 52 anos, por exemplo, buscou nas aulas novos conhecimentos para aprimorar as negociações imobiliárias.

“A cidade passa por uma transformação, e quanto mais a gente que trabalha com venda de imóveis conhecer sobre construção civil, melhor para orientar o comprador”, afirmou.

Já a profissional liberal Deolinda Sanção da Maia Siqueira, 49 anos, optou pelo curso como forma de aperfeiçoamento técnico. Ela atua como auxiliar do marido há dez anos. “Achei importante retomar essa atividade e buscar aprimoramento, tendo em vista esse novo momento de Matinhos e região, que trouxe mais serviços para nós”, destacou.

A auxiliar de serviços gerais, Antonia Martins Barbosa, por sua vez, disse acreditar que o curso profissionalizante vai garantir mais independência. “Vivo sozinha e não gosto de depender de ninguém, sempre trabalhei para o meu sustento, e agora vim conhecer mais sobre construção civil pra que eu continue independente e fazendo as coisas que preciso em casa. Além disso, posso oferecer esse serviço a quem precisa”, comentou.

OBRA – A primeira fase da revitalização da Orla de Matinhos está 94,88% concluída e deve ser entregue no segundo semestre deste ano. O investimento do Governo do Estado é de R$ 354,4 milhões ao longo de uma extensão de 6,3 quilômetros, entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida.

A intervenção inclui a execução de serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem. Além do sistema de drenagem, as obras contemplam a melhoria da pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão para ter início, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.