A Sanepar começou no fim de semana atividades do projeto de educação e intervenção socioambiental relacionadas às obras no sistema de abastecimento de água em Laranjeiras do Sul. O projeto iniciou com uma oficina sobre cisternas e reuso da água na Escola Municipal José Bonifácio. Participaram professores, estudantes, pais e mães de alunos.
Com a oficina, foi montada uma cisterna para atender a horta escolar, dentro do projeto da Sanepar. O curso foi dado pelos gestores socioambientais da Companhia Ronaldo Barreto e Danielison Pinto.
A Sanepar está com obras em andamento para a melhoria no sistema de abastecimento da cidade, incluindo ações na captação, adução, reservação e distribuição de água, além da construção de uma nova estação de tratamento.
- Estação Sanepar e mascote Sane levam diversão e informações ao Interior
-
Rede pública de ensino e CRAS de Iretama passam por capacitação em saneamento
Além da oficina de cisternas, a Companhia deve realizar outros cursos e capacitações em Laranjeiras do Sul durante o ano. Estão previstas oficinas sobre reuso do óleo de cozinha na fabricação de sabão; proteção de minas d'água; horta doméstica; meliponídeos; plantas curativas; vermicompostagem.
A cidade ainda ganhará cursos para oito instalações referentes aos Jardins de Mel e Água e está participando do projeto “Sustentabilidade da escola ao rio”, com capacitação para a comunidade escolar sobre bacias hidrográficas.