Professores da rede são homenageados pelo Ganhando o Mundo e uso de plataformas

Oito professores da rede estadual de escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Curitiba e representantes da primeira edição do programa Ganhando o Mundo Professores foram homenageados com a entrega de certificados dos cursos de capacitação concluídos no Exterior. No mesmo evento foram premiados docentes pelo uso de plataformas.
29/08/2024 - 14:00

Oito professores da rede estadual de escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Curitiba e representantes da primeira edição do programa Ganhando o Mundo Professores foram homenageados com a entrega de certificados dos cursos de capacitação concluídos no Exterior nesta semana no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná (CEP).

Os docentes representaram os 99 selecionados de todo Estado que, entre setembro e novembro de 2023, estudaram na Finlândia e Canadá, onde realizaram cursos de formação continuada com abordagens voltadas a temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem e educação inclusiva.

Além de celebrar o primeiro intercâmbio de professores realizado na história da rede estadual de ensino do Paraná, o evento também teve como objetivo reconhecer a dedicação dos professores intercambistas, valorizando suas conquistas e o impacto positivo do programa na sua formação profissional e na qualidade da educação.

“Iniciativas como esta servem também para inspirar outros professores a participarem do Ganhando o Mundo Professor, estimulando o desenvolvimento profissional e a busca por novas práticas pedagógicas. Tudo em prol de uma educação cada vez mais forte para os nossos meninos e meninas”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

“Esta primeira edição do Ganhando o Mundo voltada para professores representou grande impacto no desenvolvimento profissional dos educadores, assim como na evolução do sistema educacional no Paraná, porque esses professores, agora, desempenham o papel de multiplicadores, disseminando as experiências e conhecimentos obtidos ao longo do programa de intercâmbio", reforçou a chefe do NRE de Curitiba, Laura Lopes.

Foram homenageados Solange Froguel, do Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná; Dijalmary Prates Chas, do Colégio Estadual Polivalente de Curitiba; Corine Vanessa Los Costa, do Colégio Estadual Pio Lanteri; Rosimara Correa Biella, do Colégio Estadual Santa Rosa; Vanessa Rocha Zacarias, do Colégio Estadual Pilar Maturana; Igor Soares Veiga, do Colégio Estadual João de Oliveira Franco; Patrícia Barbosa, do Colégio Estadual Cívico Militar Julio Mesquita e Karine Lohmann Azevedo, do Colégio Estadual Cívico Militar Ermelino de Leão. A Karine foi para a Finlândia e os demais para o Canadá.

RECURSOS DIGITAIS – Pelo bom desempenho em sala a partir da aplicação dos Recursos Educacionais Digitais (REDs) da rede, outros oito professores de escolas estaduais de Curitiba também foram homenageados com certificados. O critério de avaliação que determinou a escolha dos docentes para a homenagem foi o avanço no rendimento dos estudantes, registrado pela ferramenta de análise de dados da Seed-PR.

Foram homenageados: Fabiani de Almeida da Silva, da Escola Estadual Doracy Cezarino (pelo uso da plataforma Desafio Paraná); Bruno Vinícius Osellame Silva, da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida (pelo uso da plataforma Inglês Paraná); Jackelini Brusch Rempel, do Colégio Estadual Cívico Militar Etelvina C. Ribas (pelo uso da plataforma Redação Paraná); Andreza Moreira Pessoa, da Escola Estadual Dona Carola (pelo uso da plataforma Leia Paraná); José Ricardo Dolenga Coelho, do Colégio Estadual Marli Queiroz de Azevedo (pelo uso da plataforma Matific); Cibele Rocha Carezzato Franco de Andrade, da Escola Estadual Helena Dionysio (pelo uso da plataforma Khan Academy); Stefany Selhorst, da Escola Estadual Dona Carola (pelo uso da plataforma Programação Paraná); e Maria Gabrielle Goche, do Colégio Estadual Cívico Militar Ermelino de Leão (pelo uso da plataforma de Robótica).

A educação gamificada e o uso das plataformas pedagógicas como métodos essenciais ao apoio da aprendizagem dos estudantes e na mensuração do desempenho escolar foram destaque da rede estadual de ensino do Paraná no primeiro semestre de 2024. O investimento feito até agora, neste ano, foi de R$ 9,64 milhões.

Viabilizadas para facilitar a prática pedagógica, as plataformas digitais de aprendizagem incorporam variedade de recursos interativos, como vídeos e quizzes, ampliando as oportunidades educacionais e tornando a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada. Atualmente a rede estadual de ensino conta com recursos digitais, que vão de suporte à leitura, redação e inglês, até capacitação em tecnologia e ensino de matemática, além de sistemas de avaliação da aprendizagem.