58 professores intercambistas da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte participaram nesta segunda (7) e terça-feira (8), em Curitiba, do I Encontro Estadual de Capacitação de Professores no Exterior – Estados Unidos e Canadá, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Curricular da secretaria.
O evento foi organizado para possibilitar o compartilhamento de conhecimentos adquiridos no intercâmbio, troca de experiências e elaboração de plano de ação para ser aplicado nos Núcleos Regionais de Educação, a fim de gerar a multiplicação de conhecimento.
Docentes de Língua Inglesa estiveram nos EUA em 2019 por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês nos EUA e do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI), com cursos na Universidade de Temple (Pensilvânia), Universidade de Delaware e Universidade da Carolina do Norte em Charlotte.
Professores de outras áreas, como Educação Física, Filosofia, Biologia, Agricultura, Educação Especial e Gestão Escolar, viajaram ao Canadá pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica.
OPORTUNIDADE ÚNICA – Professora de Língua Inglesa do Núcleo de Curitiba, Cassandra Santos Paiva, embarcou para a Carolina do Norte, no Sudeste dos EUA. Ela conta que, apesar de lecionar o idioma, essa foi a primeira oportunidade que ela teve de ter contato com o Inglês fora do Brasil.
“Aprendi muita coisa não só sobre o país para onde eu fui, mas sobre o país onde eu vivo. Lá, pude conviver com pessoas do Brasil inteiro [que também fizeram o curso]. Foi uma experiência muito rica”, afirma.
Segundo Cassandra, a experiência começou a ser compartilhada com seus alunos antes mesmo da viagem, assim que ela soube que fora selecionada para o programa. Os estudantes pesquisaram sobre o lugar para o qual ela viajaria e também prepararam uma lista de curiosidades, que já estão sendo sanadas, que gostariam de saber quando ela retornasse.
METODOLOGIA DIFERENCIADA – Para Luís Fernando da Silva, que leciona Inglês em escolas do Núcleo de Londrina e esteve no Canadá, o maior ganho da viagem ao Exterior foram as metodologias diferenciadas que ele pôde aprender. O docente espera aprimorar o processo de aprendizagem de seus estudantes com os conhecimentos adquiridos no curso realizado na América do Norte.
“O processo de ensino e aprendizagem no Canadá é muito centrado no aluno. Além disso, ela foca na resolução de problemas, práticas interdisciplinares e em realizar um feedback mais efetivo e rápido para os estudantes. Esses eixos favorecem o aprendizado e potencializam a eficácia do trabalho”, diz.
É importante salientar que o afastamento dos professores para estudos no Exterior ocorreu com ônus limitado. Isso significa que, no período, os docentes continuaram recebendo o salário e demais vantagens do cargo, função ou emprego.