A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem um professor como membro eleito do Instituto Internacional de Estatística-ISI, com sede em Amsterdam, na Holanda. Miguel Angel Uribe Opazo é professor da Pós-Graduação de Engenharia Agrícola do câmpus de Cascavel. O reconhecimento do ISI é dado a pesquisadores que estejam estabelecidos em suas carreiras e tenham feito contribuições significativas para a profissão estatística no mundo.
Para ser membro eleito Opazo passou por um Comitê de Eleitoral do ISI, que avaliou seu histórico de ensino e pesquisas. Para ele, receber a notícia foi motivo de alegria e o reconhecimento internacional do seu trabalho.
- Programa de transferência de conhecimento premia cinco iniciativas
- Estado recebe doação de 500 livros sobre plantio direto para a Agronomia
Como membro eleito do ISI, o professor da Unioeste tem como função contribuir para o crescimento e desenvolvimento do ensino da estatística em todo o mundo, especialmente em locais onde há poucos profissionais da área; defender a literatura estatística e a boa tomada de decisões com base em evidências cientificas; e contribuir para que os conhecimentos estatísticos sejam ouvidos na comunidade científica internacional.
Também é função participar de redes com estatísticos na vida acadêmica, governo e negócios em todo o mundo; aproveitar oportunidades de educação continuada e desenvolvimento profissional; apresentar trabalhos e participar do Congresso Mundial de Estatísticas do ISI, congressos regionais e outras conferências e workshops internacionais; e contribuir para as atividades do ISI por meio de comitês, grupos de interesse e grupos de divulgação.
- Universidades estaduais desenvolvem ações com os na pandemia
- UEM ultrapassa marca de 77 mil profissionais formados em graduações
Formado em Estatística pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos, de Lima, no Peru, o professor Miguel Angel Uribe Opazo é mestre em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e pós-doutor com formação no Departamento de Estatística da Pontifícia Universidade Católica do Chile-PUC, de Santiago.
Atualmente é professor associado da Unioeste, com experiências nas áreas de Estatística Espacial, Métodos Estatísticos, Modelagem Estatística e Agricultura de Precisão. Participa como avaliador de projetos de pesquisa em agências de fomento e é consultor ad hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais. É consultor ad hoc também na área de análise quantitativa e econômica de dados da Secretaria da Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2020-2024). É coordenador do Laboratório de Estatística Espacial - Lee/Unioeste.