A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Paraná (Sedef), por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede/PR), deu posse nesta terça-feira (15) ao professor Ivã José de Pádua como presidente do colegiado até 2026. Ele substitui Clecy Aparecido Grigoli Zardo, que comandava o Conselho desde o ano passado.
O novo presidente é cego. Ele possui graduação em Ciências Sociais, é professor do curso de graduação em Educação Especial Inclusiva, além de ser mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Pádua afirmou que assume o Coede com o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas a este segmento. “O Paraná é muito forte, pois sempre esteve na vanguarda da garantia das pessoas com deficiência. Avançamos e vamos avançar ainda mais”, disse.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, celebrou o trabalho realizado pelos ex-presidentes do Conselho e destacou a necessidade de alerta aos gestores públicos sobre a importância da causa das pessoas com deficiência. “Queremos elaborar políticas públicas cada vez mais eficientes”, afirmou.
A cerimônia, realizada na Capela Santa Maria, em Curitiba, também marcou a celebração de 10 anos de criação do Coede, instituído pela Lei nº. 18.419/2015. O Coede é um órgão consultivo, deliberativo, fiscalizador e articulador das políticas públicas, que tem como objetivo principal assegurar os direitos da pessoa com deficiência. Compete ao Conselho acompanhar o planejamento e a execução das políticas públicas, programas setoriais e a implementação da Política Nacional para Integração deste público.
- Paraná lança canal de WhatsApp para emissão da Carteira da Pessoa com Autismo
- Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
PRESENÇAS – O evento contou com a presença do diretor-geral da secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jamil Abdanur Júnior; da ex-presidente do Coede, Clecy Grigoli Zardo; da procuradora de Justiça Mônica Louise de Azevedo; do reitor da Unioeste, Alexandre de Almeida Weber; do coordenador da Política de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Sedef, Felipe Braga Côrtes, e do deputado estadual Pedro Paulo Bazana.