Agroindústrias de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, agora podem comercializar seus produtos em todo o território estadual. O certificado de adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR) foi entregue em cerimônia realizada nesta quinta-feira (15).
Essa é a primeira adesão ao Susaf-PR da região. Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender os produtos de origem animal em todas as cidades do Estado, o que gera mais renda à agricultura familiar.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que a regulamentação do Susaf, em 2020, representou um novo rumo para o sistema de inspeção e fiscalização, impulsionando o agro paranaense. “Parabenizamos o esforço das nossas pequenas agroindústrias, que estão desenvolvendo e ampliando a capacidade de produção, e dos municípios, que estão aperfeiçoando seu serviço de inspeção. Isso gera emprego e renda para o Estado”, disse.
Com essa nova adesão, 19 municípios paranaenses já estão no programa. “O selo de identificação nos rótulos dos produtos desses estabelecimentos é um indício de qualidade e sanidade perante os consumidores”, reforçou o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins.
Na avaliação do prefeito Luiz Henrique Germano, o selo vai beneficiar muito os empresários e, aumentando a demanda produtiva, será possível gerar novos empregos nas pequenas indústrias. “Esse é um dia muito valoroso, temos orgulho de ser a primeira cidade da região a aderir a esse selo, evidenciando o ótimo trabalho da nossa equipe. Agradeço também a participação do Governo do Estado, que nos dá total suporte em tudo que realizamos no município”, disse.
O chefe do núcleo regional da Seab em Jacarezinho, Fernando Emmanuel, explica que Siqueira Campos tem uma vocação para a agroindústria de proteínas animais, com produções na área de suínos e embutidos, por exemplo. “Várias indústrias estão se organizando para conseguir ampliar a comercialização”, disse.
SUSAF – O Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que esteja registrada no SIM – Serviço de Inspeção Municipal.
“O Susaf-PR compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agroindústria familiar e de pequeno porte e da produção artesanal. O serviço de inspeção poderá ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios”, explicou a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda Henning.
O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica. O município ou consórcios precisam ter o SIM estruturado e atuante, com médico veterinário responsável e um site oficial onde conste a relação dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção. O pedido de cadastro deve ser protocolado na Adapar pelo município.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores.
Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade da água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar um profissional legalmente habilitado, que tenha cursado a disciplina de tecnologia, industrialização e conservação de produtos de origem animal ou análogas, conforme determina o órgão fiscalizador da profissão e no qual deve, obrigatoriamente, estar inscrito.
CONSUMIDORES – Os consumidores podem verificar no site da Adapar as cidades cadastradas no Susaf/PR. Por meio deste LINK os interessados serão encaminhados aos sites dos municípios, onde estão disponíveis as informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.