O resultado do Vestibular Especial da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais, realizado no domingo (02), deve sair em dez dias. As aulas dos aprovados, que farão parte das primeiras turmas de Psicologia e Arquitetura e Urbanismo, começam em março.
Dos 1.219 inscritos, 14% não compareceram, mas o Vestibular Especial atraiu muitos candidatos de outros estados. Entre os que vieram de longe estava Victor Carvalho, do Mato Grosso do Sul. Ele pegou a estrada para fazer a prova para o curso de Psicologia e, apesar do longo tempo para chegar, estava cheio de energia. “Sem contar as paradas, foram 15 horas de viagem de ônibus. Eu estava ansioso. Quando eu vi que tinha aberto a possibilidade do curso, pensei: por que não?”.
Amanda Melo fez a prova para Arquitetura e Urbanismo e estava confiante. “Eu estudei bastante”. Ela terminou o ensino médio em 2023 e ficou muito animada por ter a oportunidade de estudar em Ponta Grossa. Como antes não havia curso na UEPG, ela tentou a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “E não consegui, mas agora que abriu eu vi essa oportunidade. Na verdade, eu já estava esperando porque tinha a notícia de que iria sair. Aí, quando saiu, eu já estava embarcando no vestibular”.
Os professores Miguel Sanches Neto e Ivo Mottin Demiate, reitor e vice-reitor da UEPG, acompanharam a preparação dos fiscais e o início da aplicação das provas, no domingo pela manhã. “Esse é um dia histórico: dois cursos muito aguardados na nossa UEPG”, comemorou Sanches. “Novos cursos de graduação são importantes porque modificam o perfil profissional da nossa cidade e região. Os cursos de Psicologia e de Arquitetura e Urbanismo atendem a uma demanda importante da comunidade”, acrescentou.
O professor Ivo destacou a eficiência da equipe da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) e dos agentes universitários que atuam nos processos seletivos da UEPG. “Em 2025 iniciam as aulas, ainda, de outro novo curso bastante aguardado e que já realizou a seleção de alunos durante o vestibular de 2024: Nutrição”, adiantou.
RESULTADO E MATRÍCULAS – Edson Marchinski, chefe da Coordenadoria de Processos de Seleção, responsável pela organização do vestibular, afirma que a correção dos cartões de resposta e das redações deve acontecer em tempo recorde. “Daqui a dez dias já queremos entregar o resultado”. Ele alerta que os candidatos devem ficar atentos ao site da CPS porque, a partir desta segunda-feira (03), serão publicados editais específicos para quem concorre a vagas reservadas por meio das cotas raciais, escola pública e pessoa com deficiência (PcD).
Outro motivo para ficar de olho. “Lá na nossa aba ‘Informações sobre Matrículas’ é possível saber como serão as matrículas, que ocorrem já na sequência do resultado. As aulas já começam em março de 2025”, lembra. Os gabaritos, bem como as considerações sobre a redação, estão disponíveis no site.