O Governo do Paraná realiza na próxima terça-feira (19) a primeira reunião do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres do Paraná, encontro que marcará a instituição formal do colegiado e o início de suas atividades. A criação do comitê foi articulada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e representa mais um avanço na estrutura de proteção às cidadãs.
A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo melhorar as políticas relacionadas à prevenção e combate às violências e a qualificação do atendimento às mulheres em situação de violência ou risco, por meio de ações interinstitucionais.
“O comitê é uma força-tarefa que vai executar e monitorar políticas para combater a violência de forma integrada e transversal, combinando recursos, esforços e conhecimentos”, explica a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Durante o encontro será apresentado o Plano de Ação 2024. Entre os principais projetos estão dez seminários regionais e as ações em cinco macrorregionais na segunda edição da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres.
O comitê vai se reunir mensalmente e focar em seis eixos temáticos: prevenção, atendimento e suporte às vítimas; fortalecimento da rede de proteção e atendimento; enfrentamento e responsabilização; pesquisas, estudos e dados; e legislação e regulamentação
- Paraná apresenta novas estruturas de apoio e amplia investimentos para mulheres
- Um ano após a criação, Fundo Estadual dos Direitos da Mulher expande investimentos
Composto por representantes de seis secretarias de Estado e suas vinculadas, o colegiado reúne ainda representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, representantes do Tribunal de Justiça (TJPR), Assembleia Legislativa, além do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná (OAB-PR).
Pelo Estado, fazem parte as secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Segurança Pública (Sesp), Saúde (Sesa), Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Justiça e Cidadania (Seju).
"A violência contra a mulher é complexa e precisa de medidas conjuntas para que possam viver plenamente sua vida”, afirma o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.
“A primeira reunião é um momento histórico, um grande passo que damos juntos", complementa o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda.
Membros do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres Paraná:
- Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi)
- Mariana de Sousa Machado Neris - Semipi
- Viviane da Paz de Carvalho - Seju
- Quelen Silveira Coden - Sedef
- Sílvia Cristina de Lima - Sedef
- Carolina Pauletto Ferraz Zancan - Sesp / Polícia Militar
- Marina Luiza Monteiro - Sesp / Polícia Militar
- Luciana de Novaes - Sesp / Polícia Civil
- Alcileny Adriana de Cunha Artigas - Sesp / Polícia Civil
- Mariana Ulysséa de Quadros - Sesp / Polícia Científica
- Carolina Dias - Sesp / Polícia Científica
- Carla Konieczniak Aguiar - Sesa
- Carolina Bolfe Poliquesi - Sesa
- Stela Regina Fischer - Seti
- Sandra Lourença de Andrade Fortuna - Seti
- Ivanete Paulino Xavier – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
- Carmen Regina Ribeiro - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
- Tatiane Bueno Gomes – TJPR
- Taís de Paula Scheer – TJPR
- Ana Carolina Pinto Franceschi – MPPR
- Rafael Osvaldo Machado Moura – MPPR
- Mariana Martins Nunes – DP
- Marcia de Fátima Leardini Vidolin Dresch – OAB-PR
- Nanci Stancki da Luz – OAB-PR