A 63º edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) envolve mais de 10 mil participantes, entre atletas, comissões técnicas, arbitragem e organizadores. Ao todo, 775 equipes em seis modalidades competem nos 23 munícipios-sede, em 12 regionais. A primeira fase regional, no domingo (12), já definiu os campeões da bocha e do bolão (confira abaixo).
Seis modalidades foram contempladas nessa primeira fase regional dos JAPS: basquete, vôlei, handebol, bolão, bocha e futsal.
A primeira fase segue ainda nos dias 26 de setembro e 10 de outubro. A segunda começa no dia 24 de outubro e finaliza em 21 de novembro.
“Nesta competição temos os melhores atletas do Estado. A tradição e a rivalidade também estão presentes, o que torna os JAPS uma grande atração, mesmo neste formato diferente que estamos realizando, com partidas apenas aos finais de semana devido à pandemia”, afirmou o superintendente do Esporte, Hélio Wirbiski.
Confira todos os resultados das competições de domingo, nas 12 regionais. Modalidades coletivas ainda terão competições.
Confira os campeões da bocha e do bolão:
BOLÃO
Regional 2
Bolão feminino: 1º Prudentopólis; 2º Ponta Grossa
Regional 7
Bolão masculino: 1º Mamborê; 2º Campo Mourão; 3º Roncador.
Bolão feminino: 1º Mamborê; 2º Campo Mourão; 3º Roncador.
Regional 8
Bolão masculino: 1º Cascavel; 2º Planalto; 3º Capitão Leonidas Marques.
Bolão feminino: 1º Cascavel; 2º Guaraniaçu
Regional 9
Bolão masculino – 1º Coronel Vivida; São Jorge do Oeste; 3º Marmeleiro.
Bolão feminino – 1º Coronel Vivida; 2º Pato Branco; 3º Francisco Beltrão.
Regional 10
Bolão masculino – 1º Quedas do Iguaçu; 2º Laranjeiras do Sul; 3º Pinhão.
Bolão feminino – 1º Laranjeiras do Sul.
Regional 12
Bolão masculino – 1º Pitanga; 2º Boa Ventura de São Roque.
BOCHA
Regional 12
Bocha masculino - 1º Pitanga; 2º Boa Ventura de São Roque.
PARTICIPAÇÃO – No total, 775 equipes participam dos 63º Jogos Abertos do Paraná. O futsal tem o maior número, com 277 equipes, seguido do vôlei com 173. O handebol tem 115 times, o basquete 83, a bocha 70 e o bolão 57.
PROTOCOLO SANITÁRIO – Todos os eventos esportivos seguem protocolos sanitários, nos quais constam as diretrizes a serem respeitadas por todos os envolvidos nos eventos: staff, atletas, dirigentes, arbitragem e toda a comunidade esportiva do Estado. São necessárias as higienizações e descontaminações das instalações esportivas e não esportivas.
A competição foi adequada com a não permanência de equipes nas cidades-sede, jogando no sistema rodada única.
Os Jogos Abertos do Paraná são realizados pela Superintendência do Esporte do Paraná em parceria com os municípios-sede.