A Ouvidoria do Estado completa neste sábado (15) 34 anos de existência e registra aumento de quase 10% na participação social, em janeiro e fevereiro, comparados com o mesmo período do ano passado. O serviço, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), é a ponte entre a população e a administração estadual, para o aprimoramento de serviços e políticas públicas.
O ano de 2025 foi o que acumulou mais elogios nos dois primeiros meses, 14,5% a mais que no ano passado. No mesmo período, as solicitações de informações foram as demandas mais recebidas e responderam por 38% das manifestações dos paranaenses. A Ouvidoria também recebe sugestões, reclamações, denúncias e pedidos de acesso à informação.
O Paraná foi o primeiro Estado a instituir o serviço de ouvidoria por meio do Decreto 22/1991, que nomeou o primeiro ouvidor-geral do Estado. Atualmente, a Coordenadoria de Ouvidoria coordena 77 ouvidorias setoriais, instaladas nos órgãos e entidades do Executivo paranaense. Desde 2011, quando as manifestações passaram a ser registradas no sistema atual, são 1.495.637.
De acordo com a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, o aumento na procura pelas ouvidorias consolida a confiança do cidadão com os gestores estaduais. “Quando uma pessoa procura por esse serviço é porque ela confia no retorno e na ação da administração pública. Caso não tivesse obtido respostas, a população não voltaria a procurar pela Ouvidoria”, disse.
Ela também ressaltou a importância de o Estado saber o que as pessoas esperam dos serviços e políticas públicas. “Por isso, convidamos sempre para que a população utilize a Ouvidoria. Com base nas informações registradas é possível ao gestor ajustar o trabalho para melhor atender aos anseios dos paranaenses”, acrescentou.
OUVIDORES – No mesmo dia do aniversário do serviço de ouvidoria, é comemorado o Dia do Consumidor e, no domingo (16), é o Dia do Ouvidor. A Coordenadoria de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem se tornado ferramenta para orientar gestão e é referência para a população e servidores estaduais.
O trabalho é feito por mais de cem trabalhadores das ouvidorias instaladas nos órgãos e entidades do Estado. “São pessoas fundamentais na execução desse serviço. Os gestores e a CGE têm muito a agradecer pela dedicação e comprometimento desses profissionais, no fortalecimento da administração focada nas necessidades da população”, afirmou Leticia Ferreira da Silva.
AMBIENTE – No ano passado, a Ouvidoria da CGE inaugurou a Sala de Acolhimento, também destinada a atender quem busca a Ouvidoria da Mulher Servidora, criada um ano antes, em parceria com a Secretaria estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O objetivo é fornecer ambiente reservado e adequado para a escuta ativa de assuntos sensíveis, no caso da procura presencial.
A forma de contato mais escolhida pela população é pelo formulário online disponível no site da CGE e em todas as páginas de órgãos e entidades do Governo do Estado. Para se ter uma ideia, só neste ano, o contato feito pela internet foi a opção de 25.773 pessoas; o presencial, de 4.791; pelo Whatsapp, 3.629; e pelo telefone, 2.861. Os outros meios disponíveis, e-mail, carta ou fax e pelo chat online de determinadas secretarias, somam 2.987.
“Trabalhamos integrados, as ouvidorias setoriais são fundamentais e sem as quais não faria sentido existir a Coordenadoria de Ouvidoria. São servidores que se empenham em tratar as demandas e apresentar soluções”, disse o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza.
Ele elogiou o comprometimento de todos os ouvidores setoriais na busca por melhorias nos serviços prestados pelo Estado. Todos usam o Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria – Sigo, desde 2011. Assim, as manifestações que chegam na ouvidoria de qualquer órgão estadual são acompanhadas pela Coordenadoria.
GESTÃO – As informações captadas no sistema geram gráficos e tabelas que podem apontar demandas e assuntos mais procurados pela população. Para analisar as centenas de manifestações recebidas diariamente foi criado o Núcleo de Informações Estratégicas, dentro da Coordenadoria de Ouvidoria.
“Esse olhar mais apurado nas manifestações do cidadão nos permite identificar áreas ou serviços com demanda de atendimento. A informação é levada ao gestor, que passa a ter mais dados para tomar suas decisões”, explicou Souza.
Serviço:
Registre sua reivindicação na Ouvidoria:
Formulário online, com link em todas as páginas do Governo do Estado
Pelo telefone: 0800 041 1113
Por WhatsApp: (41) 3883-4014
Por e-mail: ouvidoria@cge.pr.gov.br
Pessoalmente ou por correspondência: na Rua Mateus Leme, nº 2018, Centro Cívico, 80.530-010 - Curitiba/PR (atendimento presencial - de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h).