Presidente da principal agência cultural de Portugal participa de evento no MON

Mesa-redonda acontece na segunda-feira (18) com o tema “Experiências e Divulgação Científica no Brasil e em Portugal”. Também integrarão o debate a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, representantes da Fundação Araucária e NAPI Paraná Faz Ciência.
Publicação
14/09/2023 - 16:30

Confira o áudio desta notícia

A presidente da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica de Portugal, Rosalia Vargas, participará na próxima segunda-feira (18), às 14h30, no anfiteatro do Museu Oscar Niemeyer, de uma mesa-redonda sobre “Experiências e Divulgação Científica no Brasil e em Portugal”. Também integrarão o debate a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, representantes da Fundação Araucária e do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência. 

No mês de junho, uma comitiva organizada pela Fundação Araucária esteve em Portugal para assinar um memorando de entendimento entre a instituição paranaense e a Ciência Viva para estabelecer a cooperação em desenvolvimento da educação e cultura científica por meio de iniciativas conjuntas em popularização da ciência. O evento desta segunda-feira em Curitiba é um desdobramento desta parceria.

A palestra de Rosalia Vargas integra as ações de realização de eventos e cursos de formação conjuntos para troca de experiências. Ela é uma das personalidades mais influentes do mundo no setor de museus e atrações culturais.

A parceria também tem como meta a formação colaborativa entre escolas e instituições de investigação científica e ensino superior, a criação de recursos educativos e museológicos e o desenvolvimento conjunto de exposições e módulos expositivos.

Além da Fundação Araucária e do NAPI Educação do Futuro, o Termo de Cooperação também foi assinado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Aberta de Portugal.

O programa estabelecido visa congregar a expertise dos pesquisadores paranaenses, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, em redes de pesquisa, integrando stakeholders do Paraná para a geração e disseminação de conhecimento relativo à Educação Básica Pública no Estado.

Serviço:

Mesa redonda - Experiências e Divulgação Científica no Brasil e em Portugal

Data: 18 de setembro, segunda-feira

Horário: 14h30

Local: Anfiteatro do Museu Oscar Niemeyer - Rua Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico

A entrada é gratuita com inscrições no local.

GALERIA DE IMAGENS