O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, participou nesta quinta-feira (4), em São Paulo, como painelista do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). No painel Inovação & Sustentabilidade na Infraestrutura, Stabile apresentou projetos e ações em andamento na Companhia que visam a sustentabilidade de seus processos de água e de esgoto, com a transformação de resíduos em produtos.
Entre os exemplos de economia circular, o presidente falou da recuperação energética do biogás aplicada nas duas maiores estações de esgoto do Estado, a ETE Belém e a Atuba Sul, em Curitiba, e também na ETE Ouro Verde, em Foz do Iguaçu. Na Atuba Sul, o biogás e o lodo de esgoto são utilizados num processo inovador de secagem de lodo. Nesta estação, também está em pesquisa a transformação do biogás em hidrogênio renovável.
Na ETE Belém, o lodo é decomposto, com outros produtos orgânicos, gerando biogás, que é convertido em energia elétrica. Por dia, são destinados 900 metros cúbicos de lodo e 150 toneladas de alimentos, podendo gerar até 30 MW de energia elétrica. Essa energia é aproveitada na própria unidade e o excedente é aproveitado como crédito em outras unidades consumidoras da Companhia.
- Sanepar é finalista do principal prêmio internacional sobre distribuição de água
- Lodo da Sanepar aumenta produtividade do urucum em Paranacity, no Noroeste
O presidente também destacou o desenvolvimento de projeto de água reúso pela Companhia. Estão sendo feitos estudos e ações para aplicação de águas de reúso em quatro frentes: urbano, agrícola, industrial e indireto potável.
No painel Inovação & Sustentabilidade, também falaram o presidente da Associação de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), Pedro Maranhão, e o gerente da Unidade de Negócios da Engevity, Hernando Macedo Faria. Acompanharam o presidente da Sanepar o diretor de Novos Negócios e Inovação, Anatalício Risden Junior, o diretor Jurídico Marcus Cavassin, e o especialista de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti.