Premiações, internacionalização e criação de novas plataformas marcam 2022 da Celepar

Empresa ajudou a ampliar os serviços digitais para agilizar o atendimento à população e implantou novos sistemas para a área da saúde. Também são destaques os prêmios nacionais e a expansão internacional com escritórios no Vale do Silício e em Lisboa.
Publicação
25/12/2022 - 09:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Celepar chega a 2023 contabilizando os resultados e conquistas obtidos em 2022, ano marcado por expansão em diversas áreas da companhia. No pós-pandemia, a empresa ampliou os serviços que facilitam a vida dos cidadãos, promoveu conexões, modernizou processos, inaugurou novos espaços e expandiu a prospecção de parcerias com seu projeto de internacionalização. Além disso, recebeu dois prêmios nacionais.

Os serviços públicos foram modernizados com a parceria entre a Celepar e secretarias estaduais e autarquias do Estado. A companhia ajudou a tornar possível a transferência de veículos de forma digital. Também foi implementado o PIX como opção de pagamento de taxas e impostos, tanto para as guias de trânsito do Detran/PR como para o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da Secretaria da Fazenda.

Também para a pasta da Fazenda, a Celepar desenvolveu um sistema para auxiliar na fiscalização de emissão de notas falsas, o que ajuda a combater fraudes e também sonegação de impostos, contribuindo para preservação de recursos públicos.

Outro exemplo da expansão de serviços ao cidadão de forma centralizada e fácil, a empresa desenvolveu um portal para a Agência do Trabalhador da Cultura, que intermedia vagas ofertadas na área cultural e criativa, como música, arquitetura, design, moda e publicidade. 

INTERNACIONALIZAÇÃO – Na estratégia de atualização tecnológica constante, a Celepar desembarcou no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e inaugurou seu primeiro escritório internacional no Palo Alto, dentro da Startse University. Ainda em 2022, a empresa estabeleceu outro escritório internacional, desta vez na Europa, em Lisboa, Portugal.

A iniciativa trará benefícios diretos e indiretos para a companhia, como marca de empresa inovadora. Também permitirá estreitamento das relações com clientes e colaboradores sobre soluções inovadoras globais, se conectando com o ecossistema internacional por meio de missões, sempre com um tema alinhado às demandas de governo estadual.

No que se refere a parcerias, a Celepar lançou o edital do Programa C.Lab com a Hotmilk – ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). O objetivo é promover a inovação aberta, por meio da conexão entre a Celepar e startups para criação de soluções que agreguem desafios estratégicos governamentais, garantindo a máxima geração de valor para o cidadão.

O programa busca dar suporte à aceleração de startups, fortalecendo o elo entre governo, universidade, empreendedores e todo o ecossistema da inovação. No total, foram mais de 170 inscrições no primeiro edital lançado, reforçando o compromisso da Celepar com a busca contínua pela inovação nos serviços prestados à sociedade.

A empresa também participou de vários eventos no Paraná e em outros estados para se aproximar de ecossistemas de tecnologia, ao mesmo tempo em que levou a sua experiência. Essas ações permitem laços que podem ramificar projetos realizados com parceiros, ou a extensão de soluções da Celepar em outras esferas, como em municípios ou outros estados.

Em novembro, por exemplo, a Celepar apoiou o maior evento de gestão pública em tecnologia do País, o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop).

ESPORTE – A Celepar investiu em sonhos de atletas paranaenses, uma iniciativa até então inédita na empresa. Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, instrumento de renúncia fiscal que fomenta o setor e possibilita que as instituições destinem parte do imposto devido a projetos sociais, incentivou a piloto de kart Giovana Marinoski, que sonha em um dia chegar na Fórmula 1.

A empresa também apoiou a administração do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), projeto que busca preparar atletas a nível olímpico e também levá-las a integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Artística.

MODERNIZAÇÃO EM SAÚDE – Na área da saúde, a Celepar contribuiu com melhorias ao sistema NovoSHT, referência nacional em controle dos bancos de sangue. Foram desenvolvidos dois novos módulos para modernizar a qualidade do monitoramento, como a identificação de bolsas de sangue de outros estados e novo acesso da Vigilância Sanitária na área do sangue. Ambos garantem mais segurança aos processos e ampliam a projeção nacional do sistema, que é o principal do Brasil.

Também foi implantado o Sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS), desenvolvido pela companhia, em três hospitais públicos regionais do Paraná: Ivaiporã, Guarapuava e Telêmaco Borba. Trata-se de uma solução multidisciplinar que atende o paciente desde a entrada até a saída em uma unidade de saúde. O sistema opera seguindo as diretrizes do SUS e facilita a gestão dos hospitais, uma vez que os prontuários de pacientes são únicos, o que pode ajudar a salvar vidas.

PRÊMIOS – O projeto IoT Celepar recebeu o Prêmio IoT 2022 da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Trata-se de uma plataforma de monitoramento de temperaturas de medicamentos em um galpão do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que coleta dados em tempo real para auxiliar a administração do órgão na gestão e preservação dos insumos.

Já o case “Programa de Inclusão Digital e Social da Pessoa Idosa” garantiu à companhia o Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência entre o Público e o Privado (PMM), na categoria Relações Institucionais e Governamentais (RIG) em Organização Pública. A iniciativa ensina os idosos a enfrentarem e dominarem a tecnologia, com o uso de seus smartphones. Entre os conteúdos distribuídos em cursos de capacitação está o uso de aplicativos como o WhatsApp, fotos, e configurações básicas do aparelho.

NOVA FORMA DE ATUAR – Em 2022 a Celepar ainda inaugurou o Sharework Cloud Computing, um espaço diferenciado destinado aos colaboradores, com cabines individuais para reunião, estações de trabalho compartilhadas. O projeto pode ser estendido a outros setores da empresa, uma vez que une equipes das áreas jurídica, secretaria, suprimentos e relacionamento com clientes.

GALERIA DE IMAGENS