Praia de Caiobá recebe Campeonato Paranaense de Futevôlei neste fim de semana

Evento faz parte da programação do Verão Maior Paraná e conta com a participação de mais de 200 atletas amadores e profissionais divididos em cinco categorias. Finais acontecem neste domingo (8).
Publicação
07/01/2023 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

Com muito calor, começou neste sábado (7) o Campeonato Paranaense de Futevôlei na praia de Caiobá, em Matinhos. O evento, em sua fase eliminatória, conta com a participação de mais de 200 atletas amadores e profissionais que estão competindo em duplas divididas em cinco categorias, cujas finais estão marcadas para domingo (8).

A competição está inserida dentro da programação do Verão Maior Paraná e também faz parte dos Jogos da Aventura e Natureza, que tem o objetivo de fomentar o turismo regional através de atividades esportivas. O futevôlei abre a série de competições oficiais, que também contará com Surfe, Motocross e Hand Beach, entre outras. O calendário completo está disponível no site www.verao.pr.gov.br.

Segundo o secretário de Estado do Esporte e coordenador geral do Verão Maior Paraná, Hélio Wirbiski, o campeonato tem impacto direto no movimento de turistas no Litoral. “A ideia é que o esporte seja um indutor do turismo com a atração de mais pessoas para o nosso Litoral, que consumam no comércio e fomentem a economia local”, afirmou.

“Os atletas vêm para cá e ficam hospedados com suas famílias, além de atraírem a atenção dos veranistas. Hoje são as eliminatórias e amanhã as finais e assim será com outros esportes até o final do verão”, concluiu Wirbiski.

De acordo com o organizador do campeonato, Dinei Dias, a competição valoriza os atletas locais e fomenta a formação de novos profissionais. “Estamos bem felizes com a participação de um número expressivo de atletas e do público presente na arena. O Litoral do Paraná é maravilhoso e nada melhor do que o futevôlei, com a presença de atletas de nível nacional para valorizar este cenário”, disse.

Um dos destaques da competição é Gabriel da Cruz, mais conhecido como Lapiseira, atleta profissional de Curitiba. “É um prazer imenso participar novamente do campeonato, que no ano passado acabamos em terceiro lugar, e esperamos levar este título para Curitiba”, contou. “O evento tem uma das melhores estruturas que eu já vi e que bate de frente com muitos eventos nacionais, podendo facilmente sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro”.

Também presente no evento, a atleta amadora Andressa da Cunha comemorou o visível aumento da participação feminina na modalidade. “Eu comecei a praticar futevôlei há seis anos exatamente aqui nas areias de Caiobá e nesse período muita coisa mudou. Hoje eu vejo muito mais mulheres participando tanto na categoria feminina quanto nas duplas mistas”, apontou. “A estrutura está sensacional não só aqui na arena, com três quadras e arquibancada, mas em vários pontos do Litoral. A organização está de parabéns”.

JOGOS DA AVENTURA E NATUREZA – O projeto foi criado em 2019 com o objetivo de unir a prática esportiva, o turismo e a natureza com a realização de eventos itinerante, em todo o território paranaense. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil e que visa gerar benefícios esportivos e econômicos aos municípios que sediam as atividades.

Desde a sua criação, os Jogos da Aventura e Natureza (JANs) contaram com a participação de mais de 150 mil atletas em suas variadas competições. Todas as modalidades foram chanceladas pelas respectivas federações esportivas, que encamparam a proposta do Governo do Estado e passaram a integrar o calendário oficial dos jogos.

Na próxima semana serão realizados os jogos de vôlei com a presença de estrelas como os ex-jogadores e medalhistas olímpicos brasileiros Giba e Emanuel. Além das competições, também são realizadas oficinas e cursos relacionados à prática esportiva em comunidades e escolas. Em 2022, a iniciativa recebeu o prêmio nacional Top Inovation da Uninter, na categoria Desporto.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Além dos esportes, Verão Maior Paraná tem atividades de lazer, aulas de ginástica, danças, caminhadas e recreação infantil, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além das praias de água doce dos municípios de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS