O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está prestes a concluir a nova pavimentação da PR-323 em Umuarama, região Noroeste, no trecho que foi demolido pelas chuvas no final do ano passado, no km 299.
Nesta quarta-feira (20) foi executada a segunda camada de solo-cimento, que servirá como base para a pavimentação, sendo necessário aguardar período de sete dias corridos para cura do material. A primeira camada foi feita na semana passada.
Agora a previsão é executar duas camadas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) logo após este período de cura, e liberar a pista até o final do mês.
A frente de trabalho permanecerá no local por mais alguns dias com serviços que não vão necessitar de interdição, como colocação de meio-fio, plantio de grama no talude dos novos aterros, instalação de defensa metálica, demolição do desvio provisório implantado ao lado da rodovia, e concretagem da boca do novo bueiro, entre outros.
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CHUVAS – Em 23 de dezembro do ano passado, após Umuarama acumular um volume de chuvas de 78,2 milímetros em um único dia, segundo registro do Simepar, o bueiro sob o km 299 da PR-323 começou a ceder, levando ao colapso de metade da pista direita (sentido Guaíra). Como o trecho é duplicado, foi possível manter o tráfego na rodovia utilizando as pistas do sentido oposto, convertidas para mão dupla.
Em 9 de janeiro, a cidade foi atingida por volume semelhante de chuvas, 69,4 mm, causando o colapso total da pista direita e danos severos ao acostamento externo da pista esquerda (sentido Maringá). Em 12 de janeiro o DER/PR contratou a obra emergencial para manter a trafegabilidade no local enquanto eram iniciados os serviços de recuperação da rodovia.