A empresa Portos do Paraná retomou o Porto em Ação, considerando o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado. O evento aconteceu nesta quinta-feira (11) na cozinha comunitária da comunidade Piaçaguera e contemplou também os moradores da Ilha de Amparo.
Eles participaram de um almoço de integração e tiveram acesso a vouchers de consultas clínicas, teste de glicemia, aferição de glicose, além de corte de cabelo, distribuição de kits de jogos lúdicos, atividades físicas e orientações da Marinha do Brasil e da Unidade de Segurança Portuária (Uasp).
Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, em 2022 a ação será estendida a outras comunidades. “O objetivo é estreitar a relação com a população que está na área de influência dos portos de Paranaguá e Antonina com apoio dos nossos parceiros”, destacou.
“Aos poucos estamos conseguindo retomar as ações que envolvem a comunidade, chamando o pessoal para participar. Um dia antes do evento, fomos de casa em casa em Amparo e Piaçaguera, convidando todos”, explica a bióloga da Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich.
Parceiro da Portos do Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Paranaguá fez sucesso na cozinha e nos cortes de cabelos e penteados, com cerca de 30 representantes voluntários.
Para Jailson Ricardo Marques Gonsalves, técnico em Relações com o Mercado do Senac, a ação social foi muito bem organizada e dirigida pela equipe dos portos paranaenses. “Fazer parte desse movimento, para o Senac, é uma honra porque estamos servindo à sociedade através de uma oferta de serviços gratuitos que o Senac está devolvendo a eles”, afirmou.
“Hoje trouxemos uma equipe do curso de cozinheiros, que elaborou uma galinhada para ser servida, e também a equipe do curso de cabeleireiros. A ideia é que junto com a ação social os alunos aprendam fazendo. Todos ganham com isso”, salientou Gonsalves.
Integrantes do Serviço Social do Comércio (Sesc) participaram com a distribuição de kits de jogos lúdicos e atividades esportivas para crianças e adultos. Já a Global Saúde levou vouchers de consultas clínicas, testes de glicemia e aferição de pressão.
“É uma ação muito importante, agrega valor e contribui com a comunidade, principalmente com essa população das ilhas do nosso litoral. É um prazer atuar em consonância com o porto frente a esse evento, muito produtivo e benéfico para todas as comunidades existentes no litoral”, afirmou Tiago Pereira Gonçalves, coordenador ocupacional da empresa.
SEGURANÇA – A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Paraná, aproveitou a ação para comunicar os pescadores sobre cursos disponíveis no ensino profissional marítimo e passar orientações sobre a segurança do tráfego aquaviário, visando evitar acidentes na região.
Antônio Carlos Silva Santos Júnior, 2º sargento da Capitania, ressaltou o contato e orientação repassada pela Marinha. “É essencial que os pescadores façam essa capacitação na parte de habilitação técnica, tanto na condução da embarcação com segurança, quanto no conhecimento de legislação e outras partes funcionais”, afirmou.
Na mesma linha, o major Cesar Kamakawa, comandante da Unidade de Segurança dos Portos do Paraná (Uasp), salientou a importância da ação por atender necessidades sociais e de questões de segurança.
“Trazendo essas oficinas de integração com as comunidades das ilhas, automaticamente ocorre a interação entre as pessoas. Conseguimos extrair importantes informações no sentido de trazer melhorias para a região, que refletem naturalmente na própria comunidade local e também nas ações que o porto pode desenvolver e fazer por essa população que vive no entorno de nossos portos”, disse o major.
A ouvidoria da empresa pública também esteve presente no evento realizado nas comunidades marítimas. “A ouvidoria se fazendo presente consegue ter acesso à comunidade, saber dos anseios deles. Participando, damos oportunidade para uma pessoa que não tem acesso ao porto, uma internet, ou não tem conhecimento que a ouvidoria está disponível para eles, para formalizar uma reclamação, solicitação ou até mesmo elogio”, explicou a ouvidora da Portos do Paraná, Mirella Ferreira Costa.
Danir Ramos, presidente da Associação de Moradores de Piaçaguera, ressaltou a importância dos serviços prestados na comunidade com o apoio de profissionais voluntários. “Temos que agradecer muito a presença. Nossa cozinha comunitária está à disposição das autoridades portuárias e do Governo do Estado do Paraná”, finalizou.
AÇÕES – As ações socioambientais da Portos do Paraná envolvem as populações residentes em São Miguel, Piaçaguera, Amparo, Eufrasina, Europinha, Ilha do Teixeira, Vila Maciel, Nova Brasília e Encantadas (Ilha do Mel) e Ilha dos Valadares. No continente, Pontal do Sul, Vila Guarani, Ponta da Pita, Praia dos Polacos e Portinho – as três últimas em Antonina. O calendário dos próximos eventos do Porto em Ação será divulgado no início de 2022.