A Portos do Paraná apresentou, nesta quarta-feira (20), projetos e resultados relacionados às áreas de infraestrutura e turismo e que têm impulsionado o desenvolvimento local. O diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia, e o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, participaram do Fórum de Competitividade LIDE Paraná 2024, no Sesc Paranaguá.
Entre os destaques apresentados no evento estiveram o recorde de 65 milhões de toneladas movimentadas em 2023 e as ações realizadas pela empresa pública para receber os navios de cruzeiro no Porto de Paranaguá. Na primeira temporada, mais de 24 mil passageiros e tripulantes passaram por Paranaguá, movimentando a economia local.
“É mais uma oportunidade de estarmos aqui entre os líderes para apresentar todas as ações, o planejamento e o trabalho que estamos realizando por parte Governo do Paraná”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
Garcia disse que o Fórum de Competitividade é uma importante ferramenta para discutir sobre o setor produtivo e do turismo. “No evento nós conseguimos desenvolver e falar um pouco mais das questões de infraestrutura do Litoral do Paraná, em especial de Paranaguá e Antonina, onde a Portos do Paraná tem dois grandes terminais e é um ator importante no desenvolvimento da região”, complementou.
O evento, realizado pelo LIDE Paraná, visitará outros municípios do Estado buscando fortalecer os investimentos e serviços de acordo com as potencialidades de cada região. Paranaguá inaugurou a programação abordando as principais ações em infraestrutura e turismo locais.
“O nosso objetivo foi fomentar a discussão e trazer oportunidades, insights de negócios. A gente quer que as lideranças se conectem, aproveitem as oportunidades, que muitas vezes estão no bairro, estão na rua, estão no Estado, e a gente fica procurando fora daqui”, enfatizou Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.
PRESENÇAS – Também participaram do evento Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá; Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente da Viaje Paraná; Gilberto Birkhan, diretor-presidente do Porto Ponta do Félix; Maria Ângela Plahtyn Torres, secretária Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá; E José Reis de Freitas Neto, diretor da Adetur - Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná. Da Portos do Paraná estiveram presentes o secretário-geral, Felipe Gama; e os diretores André Pioli (Empresarial), Gabriel Vieira (Operações), João Paulo Santana (Meio Ambiente), Marcos Bonoski (Administrativo e Financeiro), e Victor Kengo (Engenharia e Manutenção).